Manifesto Interativo: Educação e Mídia
Manifesto Interativo: Educação e Mídia
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Influencer digital na real: guia para criadores de conteúdo infanto juvenil. Disponível em: <https://www.redescordiais.org.br/wp-content/uploads/2022/03/2203-InfluencerDigitalNaReal.pdf> Acesso em: 27 de novembro de 2024.
Padlet Educação Midiática. Acesse clicando aqui.
Repositório: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/educacao-midiatica/1asbem/repositorio/cidadania-digital
6º ano
Módulo 1
Temática
O que é mídia? Introdução ao consumo consciente.
OBJETIVOS
- Sensibilizar os alunos sobre como a mídia está presente em diversos aspectos de suas vidas.
- Estimular a reflexão crítica sobre o uso da mídia e seus impactos.
- Identificar diferentes tipos de mídia e plataformas.
Vídeos
Atividades:
Realizar uma análise de comerciais de TV e debater sua influência no público; discutir sobre a forma como a mídia molda a percepção da realidade; propor uma reflexão sobre o consumo diário de mídia e seu impacto nas relações sociais.
Solicitar aos alunos a criação de um registro individual de todas as mídias que utilizam ao longo de um dia, desde o momento em que acordam até a hora de dormir (eles podem usar desenhos, colagens ou listas).
Fazer uma exposição coletiva das listas elaboradas em mural, direcionando a atividade para uma discussão sobre o uso de mídias a partir da afirmação do autor - a mídia se torna quase tão importante "como o ar que respiramos" BUCKINGHAM, 2022.
Solicitar a todos os estudantes que entreguem o celular e o depositem sobre uma mesa ao centro da sala. Em seguida, cada um expõe sua opinião sobre a questão: “Como me sinto sem o meu celular?” Fazer uma reflexão sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Ao final, estudantes criam um painel em que são expostas suas considerações sobre a temática.
Leitura da reportagem disponível em: <https://diariogaucho.clicrbs.com.br/dia-adia/noticia/2024/09/ministerio-da-educacao-vai-propor-lei-paraproibir-uso-de-celulares-em-sala-de-aulacm1f7u1n60052011o21ntjfyz.html> Sindicato do Ensino Privado - SINEPE RS noticia a aprovação da lei: <https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/comissao-de-educacao-aprova-projeto-que-proibe-uso-de-celular-em-escolas>.
Produzir vídeos curtos, abordando temas relevantes para a comunidade escolar, utilizando diferentes linguagens audiovisuais.
Produzir um jornal impresso ou digital para a comunidade escolar, explorando diferentes seções como notícias, entrevistas, reportagens e editoriais. A partir dos conceitos do livro, podem discutir a importância da imparcialidade, da verificação de fontes e da ética jornalística.
SAIBA MAIS
7º ano
Módulo 2 Módulo 8
Temática
Identificar notícias falsas e compreender estratégias de manipulação, debate sobre como as propagandas influenciam decisões e comportamentos, como as plataformas de mídia social contribuem para a desinformação.
Objetivos
- Criar um guia para identificar Fake News. Compreender que a mídia social não é apenas uma plataforma de entretenimento.
- Desenvolver o pensamento crítico em relação à mídia social.
Vídeos
ATIVIDADES
Realizar a checagem de fatos e debates sobre fontes confiáveis.
Realizar a leitura dos protocolos para avaliar a informação a partir do seguinte texto disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2020/07/FE...
Elaborar um mapa mental, em grupos, utilizando o Canva, a fim de sintetizar as ideias das leituras da Atividade 1.
Analisar notícias de diferentes veículos (mídia tradicional e mídias sociais), incluindo exemplos de fake news. Pedir para que analisem criticamente as notícias, considerando:
- Que tipo de linguagem é utilizada? É sensacionalista? É tendenciosa?
- Que tipo de imagens são utilizadas? São reais? Foram manipuladas? Evocam quais emoções?
- As fontes são confiáveis? São identificadas? Qual a intenção da notícia? Com base nas respostas dessas perguntas, solicitar que a turma elabore em conjunto um guia para identificar notícias falsas.
8º ano
Módulo 4
Temática
Influenciadores digitais e a cultura do consumo
O Módulo aborda quatro conceitos-chave, e, para analisar o estudo de caso serão explorados estes quatro conceitos:
- Linguagem Midiática: que tipo de linguagem midiática o influenciador utiliza em seus posts? (imagens, vídeos, textos, música, emojis, etc.)
- Representação: Como o influenciador se representa em suas redes sociais? Que imagem ele procura projetar?
- Produção: Quem são os agentes envolvidos na produção do conteúdo do influenciador? (assessores, fotógrafos, editores, marcas, etc.) Como o processo de produção influencia o conteúdo final?
- Público: Quem é o público-alvo do influenciador? Como ele se conecta com esse público?
OBJETIVOS
- Conectar os alunos com a realidade da mídia social.
- Aplicar os conceitos-chave da educação midiática.
- Estimular a produção de conteúdo crítico.
- Estudo de caso - uma polêmica envolvendo um influenciador digital popular que seja do agrado deles.
Vídeo
Atividade
Dividir os alunos em grupos e propor a criação de um produto midiático que aborde criticamente a cultura influenciadora e o consumo consciente usando o estudo de caso como base. O produto midiático pode ser: um vídeo-documentário que investigue os bastidores da cultura influenciadora, entrevistando influenciadores, consumidores e especialistas ou uma campanha que promova o consumo consciente e a crítica à publicidade enganosa ou um podcast que discuta os desafios da ética na mídia social e as responsabilidades dos influenciadores.
Módulo 6 Módulo 7
Temática
Como as redes sociais moldam nossa autoimagem e as relações sociais. (Auto)representação Online na Era Digital: Reflexões sobre Mídia e Identidade.
OBJETIVOS
- Conectar os alunos com a realidade da mídia social.
- Aplicar os conceitos-chave da educação midiática.
- Estimular a produção de conteúdo crítico.
- Estudo de caso - uma polêmica envolvendo um influenciador digital popular que seja do agrado deles.
Vídeo
Atividades
Ler artigos e debater em sala de aula, provocando a reflexão sobre como a mídia influencia na construção da identidade, na percepção social e na forma como nos (auto)representamos e quais são as intenções das imagens e das selfies que postamos. Cada aluno deve escolher cinco fotos (20cm x 25cm) suas e imprimi-las para produzir um varal colaborativo, com fotos de todos com título e legenda, explicando as imagens.
Elaborar uma nuvem de palavras sobre a temática da aula, utilizando o Mentimenter.
Produzir conteúdos para redes sociais com reflexão sobre a imagem que se constroi online, analisar diferentes plataformas e seus impactos na construção da identidade e debater a partir de filmes ou artigos sobre o impacto psicológico das redes sociais.
Diferenciar mídia social de mídia digital a partir da análise de mídias sociais como Youtube, Tiktok e Instagram e elaborar colaborativamente seus conceitos. Refletir conjuntamente se toda mídia social é digital? E vice-versa. Realizar uma pesquisa com alunos do 8º ano sobre como utilizam as redes sociais e quais são os principais tipos de conteúdos que consomem. A pesquisa será feita por meio de uma enquete simples, e os dados coletados serão analisados e representados em gráficos. Os resultados serão apresentados oralmente na sala de aula, seguidos de um debate em grupo sobre os hábitos de uso das redes sociais. Ao final, os alunos deverão entregar um resumo, abrangendo os principais resultados e reflexões do trabalho.
9º ano
Módulo 3
Temática
Relações entre mídia, política e cultura.
Objetivos
- Comparar como as notícias falsas eram divulgadas no passado e como ocorre hoje.
- Refletir sobre a repercussão das notícias falsas tanto do passado como do presente, pensando em como a sociedade alterou sua forma de pensar ou se mantém da mesma forma.
- Debater a importância da ética nas relações humanas e na mídia.
Atividades
Comparar as notícias falsas do passado com as do presente, por meio de jornais impressos e sites de jornais e informações. Refletir sobre o porquê que a notícia do passado causa tanto espanto e a atual não em algumas pessoas. Em grupos, os estudantes devem fazer uma apresentação utilizando o Canva, o Powerpoint ou outra ferramenta como recurso visual.
Ler e discutir estudos de caso sobre movimentos sociais mediados por plataformas digitais e debater sobre a ética da mídia e o poder que ela tem sobre a opinião pública e o papel da mídia na formação de ideologias.
Módulo 6
Temática
Ferramentas de verificação de fatos e o papel da agência de notícias
Objetivos
- Conhecer diferentes ferramentas e recursos para a verificação de fatos.
- Explorar sites de checagem para notícias falsas.
- Entender como funciona uma busca reversa de imagens.
- Discutir a importância do jornalismo.
Vídeo
ATIVIDADE
Explorar sites de checagem de fatos, como Agência Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica e outros.
Explicar como esses sites funcionam, quais são seus critérios de verificação e como os alunos podem utilizá-los para identificar notícias falsas.
Demonstrar como realizar uma busca reversa de imagens utilizando o Google Imagens, para verificar a origem e o contexto de fotos e vídeos.
Discutir a importância das agências de notícias e do jornalismo profissional na produção e disseminação de informação confiável.
Elaborar um material digital de divulgação nas redes sociais da escola alertando o restante dos estudantes sobre como perceber a veracidade de uma notícia em grupos.
1ª série do ensino médio
Introdução Módulo 5
Temáticas
Produção midiática e capitalismo digital
Objetivos
- Reconhecer a atuação das grandes corporações tecnológicas como receptoras de dados.
- Compreender que a manipulação midiática pelas grandes corporações é uma realidade e de que forma a sociedade pode mudar essa situação.
Atividades
Investigar como as grandes corporações de tecnologia como Google, Meta, Amazon, lucram com dados.
Analisar os casos de manipulação midiática por grandes corporações, discussão sobre o papel dos algoritmos e da coleta de dados no modelo de negócios da mídia digital.
Ler e criticar uma das charges ou cartum sob a perspectiva do capitalismo digital e elaborar um cartaz em trios para expor os trabalhos a partir da charge “original” que os estudantes escolheram.
Em trios, os estudantes devem criar charges ou cartuns a partir da temática de produção midiática de capitalismo digital, utilizando o Powerpoint, o Powtoon ou o Octo Studio como recurso tecnológico.
Temática
Análise crítica de contratos de termos de serviço de redes sociais
Objetivos
- Conhecer os contratos de termos de serviços das redes sociais.
- Identificar os critérios relativos à privacidade, uso de dados pessoais, direitos autorais e responsabilidade do usuário.
- Refletir sobre os mecanismos que o usuário pode utilizar para se sentir mais protegido.
Vídeos
Atividade
Discutir sobre os "termos de serviço" e por que as plataformas digitais, como Facebook e Instagram, exigem que os usuários os aceitem.
Escolher uma plataforma digital (Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, etc.) para analisar o contrato de termo de serviços, em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deve ler e identificar as seções que tratam de privacidade, uso de dados pessoais, direitos autorais e responsabilidade do usuário.
Identificar nos documentos o que acontece se um usuário não ler e aceitar essas condições. Quais os dados pessoais que são coletados? Como as empresas podem usar esses dados? Existem cláusulas de isenção de responsabilidade que podem prejudicar o usuário?
Apresentar para a turma as conclusões de cada grupo e debater sobre as implicações éticas, sociais e legais de aceitar esses termos sem reflexão, tendo como exemplos as seguintes questões: "Como podemos proteger nossa privacidade na internet?" e "O que podemos fazer para exigir mais clareza nos contratos de serviço?"
Produzir um vídeo de 5 a 10 minutos, destacando os pontos mais importantes identificados na análise e problemáticos do contrato. Apontar possíveis mudanças e melhoras para a transparência e compreensão dos termos de serviços. Postar o produto desenvolvido no Youtube pelos pequenos grupos.
Temática
Cyberbullying e discurso de ódio - análise da mídia social
Objetivos
- Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação ao cyberbullying e autorrepresentação online.
- Compreender como esses temas são abordados na mídia e na sociedade.
- Analisar a linguagem, as representações, os processos de produção e o público envolvido em cada um desses temas, utilizando os conceitos da educação midiática.
- Refletir sobre as próprias práticas de uso da mídia social e as implicações éticas e sociais dessas práticas.
Atividades
Roda de conversa sobre o que os alunos entendem por cyberbullying e discurso de ódio. Coleta de exemplos reais ou fictícios de cyberbullying e discurso de ódio em diferentes plataformas de mídia social. Análise da linguagem, das imagens e das interações.
Após a roda de conversa haverá dois momentos, um para coleta de selfies da mídia e outro de coleta de selfie deles mesmos. Por conseguinte, ocorrerá a análise das diferentes selfies, tanto externas (da internet) como internas (deles próprios), com objetivo de identificar os elementos da linguagem visual. Para finalizar, haverá uma discussão sobre as escolhas estéticas, as poses, as expressões faciais e os cenários, e o que elas comunicam sobre a identidade do autor. Os alunos serão convidados para refletir sobre as representações e quanto às formas de autorrepresentação online constroem a imagem do indivíduo nas redes sociais.
Ler e debater: Em grupos de 5, propor que conversem e reflitam sobre os seguintes questionamentos:
- Quais comportamentos (online/offline) são considerados cyberbullying/bullying e o que é discurso de ódio?
- Qual é a fronteira entre bullying, discurso de ódio, chacota e brincadeira?
- Existem casos, entre eles, de bullying, cyberbullying e discurso de ódio?
- Quais tipos de bullying ou agressão podem ser mais fáceis ou mais difíceis de praticar e por quê?
- Os espaços online são seguros ou inseguros e de que maneira?
- Como podemos combater ou evitar o bullying e o discurso de ódio?
Criar um vídeo com uma campanha de conscientização sobre cyberbullying, bullying e discurso de ódio, abordando as questões discutidas no grupo.
2ª série do ensino médio
Módulo 2 Módulo 8
Temática
O impacto das mídias na saúde mental dos jovens e questões éticas.
Objetivos
- Compreender a relação entre as redes sociais e a saúde mental a partir das questões emocionais dos jovens.
- Refletir sobre a pressão das mídias digitais na autoestima das pessoas atualmente.
Vídeos
Analisar a relação sobre a saúde mental e as redes sociais nas questões emocionais, debates sobre os efeitos da mídia social, como a pressão para se ajustar a padrões. Analisar documentários ou estudos de caso sobre o impacto da mídia na autoestima dos jovens e da população adulta.
Analisar e desconstruir os estereótipos na internet. Buscar itens, como por exemplo: “Cabelo profissional” e analisar as imagens que aparecem. A partir das imagens selecionadas, refletir sobre como seria para os estudantes um “cabelo profissional”.
Temática
Mídia, Padrões Sociais e Representações de Sucesso e Felicidade
Vídeos
Atividade
Dividir a turma em 3 grupos. Fazer uma análise ao longo de um período x, registrando cópias de tela de imagens/postagens que julgarem significativas sobre o que é “vendido” como positivo e desejável e sobre as imagens que são consideradas negativas ou indesejável, refletindo sobre como elas se relacionam com padrões de felicidade, sucesso, beleza e outros aspectos sociais e quais os impactos que elas trazem para a sociedade. Fazer apresentação oral com interação da turma. Avaliar a produção de um produto audiovisual e postar no Youtube.
Módulo 8
Temática
Fake News e propaganda online
Objetivos
- Compreender como as vacinas funcionam, o conceito de imunidade de rebanho e seu papel histórico, além de verificar argumentos dos movimentos antivacina.
- Diferenciar tipos de informação (notícias, opiniões, campanhas públicas) e compreender fenômenos como teorias da conspiração, propaganda e viés de confirmação.
Vídeos
Atividade
Criar um mural colaborativo digital (ex.: Padlet) com textos analisados e reflexões críticas, respondendo a perguntas sobre imunização. O mural oferecerá um panorama sobre vacinas, sua importância e os desafios da desinformação.
Sugestão da ferramenta: https://padlet.com
Realizar uma reflexão coletiva sobre a relação entre ciência, saúde pública e informação. Discutir como o letramento informacional pode impactar a saúde pública e estratégias para tornar a informação científica mais acessível.
Módulo 4
Temática
Capitalismo digital
Objetivos
- Compreender o conceito de capitalismo digital, identificando suas características principais e como ele se manifesta na mídia social;
- Analisar criticamente as práticas das empresas de mídia social;
- Refletir sobre as implicações éticas e sociais do capitalismo digital, discutindo questões como privacidade e o papel dos algoritmos na formação da opinião pública;
- Desenvolver a consciência crítica em relação ao uso da mídia social.
Atividade
Pesquisar sobre as empresas de mídia social, focando nas suas políticas de privacidade e nos seus termos de serviço (facebook, tiktok, instagram, etc). Com base nas discussões e análises realizadas durante a atividade, os alunos deverão em grupo elaborar um guia colaborativo utilizando como recurso uma ferramenta digital, da escolha deles, com dicas para um uso mais consciente e crítico da mídia social.
3ª série do ensino médio
Módulo 8
Temáticas
Aplicação prática da educação midiática
Objetivos
- Compreender sobre o uso consciente da mídia no dia a dia.
- Refletir sobre a regulação da mídia.
Atividades
Desenvolver campanhas educativas sobre uso consciente da mídia, criação de projetos de mídia, como blogs ou vídeos, com reflexões críticas sobre as mídias digitais, simulações de situações em que os estudantes devem identificar e reagir a conteúdos manipulativos ou tendenciosos.
Memes e o duplo sentido da linguagem imagética. Será mostrado para os estudantes alguns memes e eles terão que se posicionar por meio de um texto crítico e argumentativo sobre o que pensam a respeito de forma clara e argumentativa.
Criar um “julgamento fictício”. Dividir a turma aleatoriamente em 3 grupos: um grupo de defesa, outro grupo contra (independentemente dos seus posicionamentos) e o grupo maior será o “júri” que irá analisar “o julgamento” e outro contra. Durante o debate, serão analisados todos argumentos (prós e contras), as causas e as consequências relativas à regulação da mídia, promovendo uma reflexão crítica sobre o tema, seus impactos na sociedade e na política.
Vídeos
Temáticas
Fake News e propaganda online
Objetivos
- Investigar a relação entre queimadas, desmatamento, crise climática e interesses econômicos.
- Analisar narrativas baseadas em dados, refletindo sobre fontes e confiabilidade.
Atividades
Os alunos pesquisam sobre as queimadas na Amazônia, especialmente o "Dia do Fogo" de 2019, analisando dados, gráficos e mapas. Em grupos, produzem dois gráficos distintos a partir do mesmo conjunto de informações, manipulando a apresentação para gerar leituras diferentes.
Sugestão da ferramenta: https://infogram.com/
Cada grupo apresenta ou publica seus gráficos de dados, acompanhados de análises escritas explicando as escolhas feitas e as diferenças nas interpretações. O exercício promove reflexão sobre como a visualização de dados pode impactar a percepção dos fatos e a importância de avaliar criticamente as fontes.
Módulo 2
Temática
Conexão entre mídia e mercado de trabalho
Objetivos
- Compreender como a mídia (filmes, séries, novelas, notícias, redes sociais, etc.) influencia na percepção de diferentes áreas e profissões.
- Analisar textos midiáticos
- Construir a imagem da profissão e dos profissionais.
Atividades
Criar vídeos sobre a influência da mídia em nosso dia a dia, construção de grupos, esses irão abordar como a mídia influencia na escolha das profissões. Após, cada grupo irá projetar profissões para o futuro fazendo uso da ferramenta de inteligência artificial. Para finalizar haverá uma exposição das suas projeções.
Elaborar coletivamente e aplicar um questionário sobre a “INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO”. O questionário, a ser elaborado no Google Forms, será direcionado aos familiares dos estudantes e profissionais que atuam em seus grupos de lazer, estudos e outros. Os resultados serão explorados para que comparem as profissões predominantes ANTES e DEPOIS das redes sociais e para que possam refletir sobre as modificações no mercado de trabalho através dos tempos.
Referências
G1. Lula sanciona lei que inclui bullying e cyberbullying no Código Penal e eleva pena de crimes contra crianças e adolescentes. 15/01/2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/01/15/governo-inclui-bullying-e-cyberbullying-em-codigo-penal.ghtmlgt; Acesso em: 5 dez. 2024.
HUMANISTA. Entenda os limites da lei que criminaliza o bullying e cyberbullying. 30 jan, 2024. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/humanista/2024/01/30/bullying-criminalizacao/>. Acesso em: 5 dez. 2024.
SENADO FEDERAL. É sancionada lei que inclui bullying e cyberbullying no Código Penal. 15 jan. 2024. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2024/01/15/e-sancionada-lei-que-inclui-bullyin...> Acesso em: 5 dez. 2024.
AOS FATOS. Fábio fato não dá mole para notícias falsas. 28.3.2018. Disponível em: <https://www.aosfatos.org/noticias/este-cartum-vai-ajuda-lo-a-descobrir-se-uma-informacao-e-verdadeira-ou-falsa/>. Acesso em 5 dez. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Painel de Checagem de Fake News. Guia Prático. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/guia-pratico/>. Acesso em 5 dez. 2024.
NOVA ESCOLA. Como identificar se uma notícia é falsa? 15/08/2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12305/como-identificar-uma-noticia-falsa>. Acesso em: 27 nov. 2024.
CALMON, Bárbara Maffili Lisboa. O impacto dos influenciadores digitais no consumo de moda. Trabalho de conclusão de curso de marketing. Universidade Federal de Viçosa, 2020. Disponível em: <https://adt.caf.ufv.br/wp-content/uploads/2021/02/Barbara-Maffili-Lisboa-Calmon-20203.pdf>. Acesso em 4 dez 2024.
SOUZA-LEÃO, André Luiz Maranhão de; MOURA, Bruno Melo; NUNES, Walber Kaíc da Silva. Todos em Um: Influenciadores Digitais Como Agentes de Mercado da Cultura Pop. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbgn/a/KRkX5gwtBpkpVNkC95nH3Tz/?lang=pt>. Acesso em 5 dez 2024.
FUNDAÇÃO ASTROJILDO PEREIRA. Entenda como as redes sociais influenciam a construção da autoimagem. 31/12/2021. Disponível em: <https://www.fundacaoastrojildo.org.br/entenda-como-as-redes-sociais-influenciam-a-construcao-da-autoimagem/>. Acesso em 5 dez 2024.
JORNAL IESB. Estudo revela cinco motivos para fazermos selfies. 27/5/2024. Disponível em: <http://jornalismo.iesb.br/comportamento/estudo-revela-cinco-motivos-para-fazermos-selfies/#:~:text=Essas%20fotos...>. Acesso em 5 dez 2024.
LUCIDARIUM. As redes sociais e a construção da identidade. 8/3/2024. Disponível em: <https://lucidarium.com.br/as-redes-sociais-e-a-construcao-da-identidade/>. Acesso em 5 dez 2024.
OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Ética na mídia e nas redes sociais. 8/7/2014. Disponível em: <https://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/_ed806_etica_na_midia_e_nas_redes_sociais/>. Acessado em 5 dez. 2024.
FURG. Ferramentas de auxílio à detecção de Fake News. Disponível em: <https://biblioteca.furg.br/pt/ferramentas/ferramentas-de-auxilio-a-deteccao-de-fake-news>. Acesso em 6 dez. 2024.
SEMRUSH BLOG. Passo a passo para fazer uma pesquisa reversa de imagens no Google. Disponível em: <https://pt.semrush.com/blog/pesquisa-reversa-de-imagens/>. Acesso em 6 dez 2024.
SANTOS, Arionauro da Silva. Arinoauro Cartuns. Disponível em: <http://www.arionaurocartuns.com.br>. Acesso em 8 dez. 2024.
SILVA, Miriam Aline da. A Influência da Mídia na Educação Infantil. Charges Mídias. Disponível em: <https://miriam-aline-arte-educacao-intermediatica-digital.webnode.page/charge/>. Acesso em 7 dez. 2024.
BBC News. Como as redes sociais afetam a sua visão de si mesmo. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47625592>. Acesso em 26 nov. 2024.
BUCKINGHAM, David. Manifesto pela Educação Midiática. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2020.
POLITIZE! O que é regulação da mídia e por que o tema gera polêmica? 10/11/2022. Disponível: <https://www.politize.com.br/regulacao-da-midia/>. Acesso em 26. nov. 2024.
INSTITUTO PALAVRA ABERTA. Educação Midiática. Disponível em: <https://educamidia.org.br>. Acesso em 6 de dez. 2024.
Créditos
Professor(a):
Prof.ª Dra. Carine Bueira Loureiro
Alunos:
- Ananda Mello
- Cecilia Aguiar Madalena Iparaguirre
- Daniela Soares Rodrigues
- Débora Corrêa Marinho
- Douglas Brochado Machado
- Fabio Leandro Maciel
- Gildomiro Bairros
- Jamile Cezar de Moraes
- Jéssica Sanna Soares Pons
- João Pedro Gaelzer Coelho Silva
- Jociane Dalberto
- Jorge Alberto Cruz da Silva
- Karoline de Lima Longoni Gerhardt
- Pablo Hebling Guimarães
- Raquel de Andrade Sena Franco
- Taís Ferreira Lima
- Tatiane Cristina Seidel
Redes Sociais