Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Interligados: conectando saberes na educação infantil
Início do conteúdo da página
Notícias

Interligados: conectando saberes na educação infantil

  • Acessos: 308

No dia 21 de novembro de 2023 foi realizado no IFRS Campus Porto Alegre o evento “Interligados: conectando saberes na educação infantil” que tem como objetivo apresentar para estudantes da educação infantil recursos de Tecnologia Assistiva e incentivá-los a criar recursos que possam ser usados em suas escolas. O evento foi desenvolvido no formato de hackathon, que é uma maratona de ideação, focada em criatividade, integração, imersão e motivação dos participantes para o desenvolvimento das soluções. Os professores envolvidos auxiliaram as equipes, atuando como especialistas contribuindo para concretizar as ideias dos estudantes.

Após percorrerem as quatro estações de tecnologias assistivas (Estação 1: notebook com mouses e teclados adaptados; mouse com acionador; jogo para acionador; Estação 2: Facilitadores de escrita (lápis com engrossador; lápis, giz de cera e tubos de tinta mais grossos e com tiras emborrachadas); tesoura adaptada; Estação 3: Braille; e Estação 4: materiais pedagógicos) os estudantes usaram materiais de baixo custo (papelão, papel, tinta, cola, etc.) e materiais reciclados para apresentar suas criações, como por exemplo uma casa adaptada e  um robô guia.

A atividade contou com a mentoria de Bruna Poletto Salton (egressa do MPIE), que é a coordenadora do Centro de Tecnologia Assistiva (CTA) do IFRS, com a organização realizada por professores e estudantes do MPIE, assim como com a participação de estudantes e docentes da Escola Municipal de Educação Básica Trindade (Esteio) e do Colégio Marista Rosário.

Abaixo, algumas fotos do evento:

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página