Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Livros > Pesquisas em Informática na Educação - Teorias, Práticas e Perspectivas
Início do conteúdo da página

Pesquisas em Informática na Educação - Teorias, Práticas e Perspectivas

Acessos: 4422

Links relacionados:

imagem sem descrição.

O livro Pesquisas em Informática na Educação: teorias, práticas e perspectivas tem como propósito traçar cenários de pesquisas e possibilidades de atividades no contexto do Mestrado Profissional em Informática na Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (MPIE/IFRS).


O MPIE desenvolve atividades de cunho cientifico e tecnológico desde 2015. Ele está alinhado aos objetivos e finalidades propostos pela Lei n.o 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Além disso, ele está em consonância com as proposições institucionais, fundamentando-se em um ensino de qualidade e em pesquisa cientifica, tomando como referência a práxis e suas relações com o mundo do trabalho, no contexto da Informática na Educação.


O Curso encontra-se organizado em duas áreas de concentração: Práxis educativa na sociedade digital e Tecnologia da Informação aplicada à Educação, em que várias pesquisas são conduzidas de modo a qualificar seus estudantes como profissionais com as competências exigidas pela Sociedade em Rede. O Curso, através de seus discentes e docentes, propõe-se a buscar soluções para problemas reais da comunidade, no âmbito educacional, tecnológico e político-social. Os textos que integram este livro representam uma síntese de pesquisas conduzidas nessas duas áreas de concentração. Além disso, os capítulos trazem alguns dos aspectos teóricos norteadores que concernem ao uso das tecnologias na área da educação e a possibilidades de práticas futuras. Os capítulos ainda apresentam algumas reflexões que podem contribuir para que os leitores identifiquem como as temáticas abordadas podem ser adotadas nas suas práxis.


O livro perpassa diversos temas pesquisados no decorrer dos últimos cinco anos, tais como metodologias ativas, possibilidades de uso do ensino híbrido e da sala de aula invertida, o contexto dos jogos educacionais, jogos digitais e jogos digitais educacionais, a gamificação aplicada, a colaboração e cooperação no contexto do ambiente educacional, os repositórios de recursos educacionais, o Learning Analytics aplicado, a formação de professores para a sociedade digital, o design para educação, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desinformação e fake news na terceira idade, reflexões sobre as políticas públicas e a informática na educação, o fenômeno da infoxicação na Era da Informação, e questões relacionadas com a pandemia e a educação digital. Enfim, tantos temas que nos conduzem a refletir sobre a importância da Informática na Educação, e apontam caminhos a serem percorridos e desafios a serem vencidos.

 

Organizadores
Silvia de Castro Bertagnolli
Rodrigo Prestes Machado


Agradecimento
Os autores agradecem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) pelo apoio financeiro concedido para publicação deste livro, através do Edital IFRS 36/2020.



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página