CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: Metodologia para a formação continuada de professores da Educação Básica
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APRESENTAÇÃO
Este livro é fruto de dois percursos de pesquisa vinculados ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O primeiro deles foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMAT/CNPq/IFRS), intitulado Metodologia para a formação de professores para a Educação 4.0, financiado pelo Edital Fapergs Sebrae/RS 03/2021. O segundo foi desenvolvido por um grupo interdisciplinar do Programa de Pós-graduação Profissional em Informática na Educação, intitulado Inovação pedagógica e qualificação da Educação Básica, financiado pelo Edital Inova Ead/Capes (2023). Embora distintos, os dois percursos são complementares. No primeiro deles foi criada a metodologia para a formação continuada de professores para a Cultura Digital, um produto de inovação disseminado e validado por meio do segundo percurso de pesquisa. A pesquisa que deu origem à metodologia foi desenvolvida, em parceria com uma Coordenadoria de Educação do Rio Grande do Sul (01-CRE/SEDUC). A disseminação e validação da metodologia ocorreu por meio de formações continuadas em cultura digital, ofertadas a 115 professores de escolas de 3 cidades do Rio Grande do Sul — Caxias do Sul, segunda maior população do estado, localizada na serra gaúcha; Novo Hamburgo, localizada na região do Vale dos Sinos e Porto Alegre, capital do estado.
Ao nos propormos desenvolver uma metodologia para a formação continuada de professores, os nossos esforços de pesquisa foram direcionados a partir de dois eixos. O primeiro voltado para uma pesquisa documental relacionada às diretrizes para a formação continuada de professores. Para tanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNC-Formação constituíram o conjunto documental analisado. O segundo eixo voltou-se para uma pesquisa (de)formação realizada com professores daquela coordenadoria que, voluntariamente, a partir de um convite enviado em forma de mala direta e por meio de publicações em nossas redes sociais, engajaram-se em nosso projeto. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS (CEP/IFRS), via Plataforma Brasil, sendo que todos os professores participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
No período de novembro de 2021 a maio de 2022, por meio de uma pesquisa (de)formação, foram levantados os dados que embasaram o desenvolvimento da metodologia. Naquele período, as manifestações dos professores, participantes da pesquisa e vinculados a 01 CRE/SEDUC, sobre os seus contextos de trabalho e sobre a infraestrutura física e tecnológica das escolas, possibilitou ao Grupo de Pesquisa, o entendimento de que a metodologia a ser desenvolvida teria de levar em consideração as especificidades de cada instituição de ensino, bem como as necessidades de seu corpo docente.
A partir destes esclarecimentos iniciais, convidamos o leitor a adentrar no livro que está organizado em quatro capítulos. O primeiro deles trata das concepções teóricas que fundamentam o conceito de cultura digital utilizado na elaboração da metodologia para a formação continuada de professores para a cultura digital.
No segundo capítulo, são apresentadas cada uma das etapas da metodologia com o intuito de contextualizá-las, considerando também que esta metodologia possa ser replicada, a partir de adaptações às necessidades de formações continuadas a serem ofertadas, futuramente, em diferentes escolas e níveis de ensino.
O terceiro capítulo apresenta dados e aspectos relevantes observados durante o processo de disseminação e validação da metodologia, que foi trabalhada com 115 professores de escolas públicas de três cidades gaúchas. A metodologia e, como não poderia deixar que ser, as formações continuadas que permitiram a sua validação, foram desenvolvidas a partir do tripé ensino superior, profissão docente e escolas, defendido por Nóvoa (2022). Cada um destes espaços corresponde a um vértice de um triângulo e, segundo Nóvoa (2022, p. 63), é "na interação entre os três [...] que se encontram as potencialidades transformadoras da formação docente". Para visibilizar a triangularização, destinamos o quarto capítulo, para a escuta dos sujeitos que compuseram os vértices do nosso triângulo, tanto no desenvolvimento da metodologia quanto na sua aplicação por meio das formações continuadas. Assim, o capítulo é composto por narrativas de professores, participantes da pesquisa que subsidiou a elaboração da metodologia e daqueles envolvidos na sua disseminação e validação, incluindo bolsistas de Iniciação Científica e de Mestrado, integrantes da equipe de pesquisa. É fundamental pontuar que as narrativas foram produzidas sem nenhum tipo de intervenção do grupo de pesquisa, nem antes de elaboradas, nem durante a elaboração e tampouco depois de concluídas. Através desses relatos, queremos ratificar a importância da constituição deste tripé, tanto no processo de pesquisa quanto na elaboração da metodologia e na sua execução. Esperamos, com isso, fomentar outras formas de pensar, planejar e propor formações continuadas de professores, seja para a cultura digital, seja no contexto de outras temáticas.
Carine Bueira Loureiro
Sílvia de Castro Bertagnolli
Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli Antunes
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