Banca de Qualificação - VALESCA SANTOS DE LIMA DA SILVA
22/10/2025 - 15h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre / IFRS - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação: um estudo para sua aplicação em uma escola de educação especial no município de Gravataí
Este trabalho corresponde a uma proposta de Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, como requisito parcial ao desenvolvimento da Dissertação, tendo como tema a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação: um estudo para sua aplicação em uma escola de Educação Especial no município de Gravataí-RS. O objetivo central foi investigar o perfil formativo e profissional dos docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professora Mercedes Helena Vicentini, suas experiências, conhecimentos prévios e percepções acerca da BNCC Computação, a fim de subsidiar a elaboração de estratégias de formação continuada específicas para este contexto. Para a coleta de dados, elaborou-se um questionário aplicado via Google Forms, composto por questões objetivas e abertas, organizado em blocos sobre formação, práticas pedagógicas, uso de tecnologias e conhecimentos em Computação. Todos os 17 professores da escola participaram, o que garantiu uma taxa de retorno de 100%. Os resultados revelam um corpo docente altamente qualificado em áreas relacionadas à Educação Especial, como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Inclusão, mas com lacunas significativas em relação à Computação e ao uso pedagógico de tecnologias digitais. Embora os professores reconheçam a importância da BNCC Computação e demonstrem abertura para sua implementação, a maioria declara possuir apenas conhecimentos básicos ou inexistentes sobre conceitos como Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital. Ao mesmo tempo, observa-se grande protagonismo na criação de recursos pedagógicos autorais – jogos, materiais sensoriais e estratégias de comunicação alternativa – que, ainda que não sejam reconhecidos formalmente como práticas computacionais, dialogam diretamente com os eixos da BNCC Computação quando adaptados ao currículo funcional. A análise evidencia, portanto, que não se trata de promover uma transposição acrítica da BNCC Computação para o contexto da escola especial, mas de ressignificá-la em diálogo com os objetivos funcionais já consolidados, tais como autonomia, comunicação, socialização e desenvolvimento global dos estudantes. Nesse sentido, o produto da pesquisa consiste em um ciclo de formação continuada para professores da Educação Especial, estruturado em cinco encontros quinzenais, com enfoque na articulação entre BNCC Computação e currículo funcional. A proposta busca ampliar o repertório docente, fortalecer práticas inclusivas e promover o protagonismo pedagógico, consolidando um modelo de integração crítica e adaptada da Computação no cotidiano de uma escola especializada.
MEMBROS DA BANCA:
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO (ORIENTADORA) |
GISELE MASSOLA |
FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA |
CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - UNINI |
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