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Banca de Qualificação - ROSANE TURCO VIEIRA WACHHOLZ

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06/10/2025 - 14h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre / IFRS - O Uso do Celular como Ferramenta Pedagógica no Ensino Médio

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso do celular na sala de aula como recurso pedagógico aliado às metodologias ativas. Busca-se analisar a possibilidade dessa ferramenta contribuir para o desenvolvimento de estudantes de Ensino Médio na rede pública estadual de ensino, com base em observação do processo de formação de professores para a prática e da aplicação desse conhecimento em sala de aula. A coleta de dados será realizada na Escola Estadual de Ensino Técnico Senador Ernesto Dornelles, que conta com Ensino Médio e Técnico, e fica localizada no bairro Centro do município de Porto Alegre/RS. A metodologia da pesquisa adotada terá uma abordagem qualitativa, com natureza aplicada, objetivos exploratórios e procedimento experimental. A pesquisa será conduzida por meio da comparação entre duas metodologias distintas para o ensino do mesmo conteúdo, em dois grupos distintos. Para o primeiro grupo, as aulas serão ministradas utilizando-se o celular como ferramenta pedagógica, e para o segundo grupo, será utilizada a metodologia tradicional, sem auxílio da ferramenta. Posteriormente, far-se-á o mesmo processo com um conteúdo diferente, invertendo-se o processo didático: o grupo que inicialmente fez uso do celular realizará as atividades sem a ferramenta, e o grupo que não a utilizou, passará a empregá-la. Finalizado o processo, os estudantes passarão por uma avaliação, com base na qual será possível analisar em qual das abordagens os estudantes se sentiram com mais facilidade em aprender, considerando as diferenças no nível de
estímulo e o papel do uso didático da ferramenta nos resultados. O tema da pesquisa se mostra relevante ao considerar-se que, durante muitos anos, a educação manteve um padrão relativamente estável pedagogicamente, caracterizado por poucas inovações e pelo uso predominante de recursos didáticos tradicionais, como livros e cadernos. Essa abordagem, se estendeu por gerações, mas com a grande influência tecnológica em todos os âmbitos, inclusive na escola, as práticas de ensino precisaram ser revistas e repensadas. No entanto, esse processo só é possível se os profissionais estiverem preparados, sendo necessárias formações que permitam aos professores fazer o uso eficiente e fundamentado da tecnologia, permitindo que novas práticas educacionais se estabeleçam. As
atividades de formação destinadas aos docentes participantes deste estudo foram planejadas para ocorrer durante o horário de trabalho e de maneira acessível, permitindo a consulta ao material sempre que necessário. Para viabilizar a proposta, pretende-se desenvolver uma formação disponibilizada em uma plataforma de acesso livre. No atual contexto, a sanção da Lei no 15.100/2025, que proíbe o uso
do celular nas escolas, permitindo seu uso apenas para fins pedagógicos, ratifica a necessidade de uma reflexão sobre prejuízos e benefícios do uso do celular nas escolas por crianças e adolescentes. A escolha do tema de pesquisa fundamenta-se na ideia de que é necessário não apenas proibir, mas reeducar os estudantes para o uso da tecnologia. Considera-se, finalmente, que o celular é uma ferramenta com ampla gama de possibilidades pedagógicas, cuja tomada de consciência sobre possibilidades de utilização pode e deve ser explorada em ambiente pedagógico, para além do mero entretenimento.

MEMBROS DA BANCA:

MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL (ORIENTADORA)
EVANDRO MANARA MILETTO
MARIANO NICOLAO
ANUBIS GRACIELA DE MORAES ROSSETTO - IFSUL

 

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