Banca de Qualificação - RICARDO GERMANN VIEIRA
12/12/2025 - 09h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre / IFRS - Autodiagnóstico Digital em Educação: um estudo de educação comparada entre Porto Alegre e Lisboa
Esta pesquisa de mestrado profissional em Informática na Educação surge da necessidade de desenvolver instrumentos contextualizados para o autodiagnóstico digital na educação pública brasileira, tomando como referência a experiência portuguesa com a ferramenta SELFIE. Através da metodologia da Educação Comparada, busca-se compreender as lógicas que formam as políticas de tecnologia educacional para desenvolver uma adaptação denominada SELFIE POA, destinada à Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A investigação articula análise documental comparada entre Portugal e Brasil com grupos focais envolvendo professores da RME-POA, permitindo que a ferramenta seja construída de forma participativa e contextualizada. Espera-se que a SELFIE POA constitua um instrumento que promova a reflexão docente sobre competências digitais, resistindo às lógicas instrumentais que frequentemente transformam as tecnologias em mecanismos de controle e padronização. A originalidade da pesquisa manifesta-se na articulação entre educação comparada e desenvolvimento da ferramenta de autodiagnóstico digital com base na realidade local, oferecendo uma alternativa às abordagens tecnicistas que dominam o campo das tecnologias educacionais. Seu valor reside na possibilidade de qualificar os significativos investimentos públicos em tecnologia educacional realizados pela RME-POA, contribuindo, também, para o desenvolvimento de outros produtos educacionais que possam ser adaptados por outras redes públicas brasileiras enfrentando desafios similares.
MEMBROS DA BANCA:
| CARINE BUEIRA LOUREIRO (ORIENTADORA) |
| MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO |
| GISELE MASSOLA |
| SANDRA JOANA RITA FRADÃO (Universidade de Lisboa) |
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