Banca de Qualificação - MIRIAM SANTANA DA LUZ
23/12/2024 - 14h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre/IFRS - Como as competências 7, 8, 9 e 10 da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - estão sendo trabalhadas nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio no município de Porto Alegre/RS, do ponto de vista dos discentes?
Vivemos em uma sociedade em que, cada vez mais, há a preocupação com a saúde mental e o bem-estar das pessoas, de modo geral, e nos últimos anos, a partir de 2017 (ano de publicação de Base Nacional Comum Curricular - BNCC) para cá, a preocupação voltou-se para as crianças e adolescentes, especialmente pela discussão acerca das competências socioemocionais. Na BNCC, os descritores das competências socioemocionais, que devem ser trabalhadas e desenvolvidas na escola, estão diretamente relacionados com a saúde mental e bem-estar. Embora muitos estudiosos já falassem sobre educação e competência socioemocionais desde muito antes da publicação da BNCC, foi a partir dela que as escolas e os docentes passaram a ser cobrados sobre o trabalho desenvolvido em torno delas. A leitura de textos e artigos sobre essas discussões em torno das competências, levou a reflexões acerca delas, inicialmente, sob a perspectiva do professor e, posteriormente, sentiu-se necessidade de verificar a perspectiva dos discentes em relação às competências. Nesta dissertação, encontramos reflexões e conceitos sobre as competências socioemocionais, desde legais a pedagógicos, e também o ponto de vista dos discentes - concluintes da Etapa Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Porto Alegre. Optou-se pelos alunos concluintes, pois espera-se que eles, além de terem uma percepção maior sobre as competências socioemocionais, tenham condições de dar sua opinião, no sentido de declararem se se sentem parte envolvida e fundamental do processo de desenvolvimento das referidas competências. Os alunos foram submetidos a uma sensibilização, em formato de mini seminário, acerca das competências socioemocionais e, na sequência, tiveram que responder a um questionário (Google forms) com perguntas relativas ao conhecimento e percepção que eles possuem sobre as referidas competências. Vários autores foram pesquisados e seus textos analisados, o que deu sustentação às reflexões contidas nessa dissertação e que tratam das competências socioemocionais, além da educação socioemocional, estabelecida por um manual específico estabelecido pelo Ministério da Educação - MEC. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que determina e especifica as competências socioemocionais, serve de base legal na sustentação das reflexões deste trabalho.
Membros da Banca
MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL (ORIENTADORA)
JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
ANA SARA CASTAMAN
CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS (UNINI)
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