Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de Qualificação - LUIS GUSTAVO DOS SANTOS GOMES
Início do conteúdo da página

Banca de Qualificação - LUIS GUSTAVO DOS SANTOS GOMES

Acessos: 7

13/11/2025 - 14h30 - Sala 206 Torre Norte - Campus Porto Alegre / IFRS - Gestão Escolar e Formação Continuada: um estudo da experiência de mentoria no âmbito do PRODITEC

A presente dissertação tem como foco analisar a experiência de gestores escolares participantes do PRODITEC — Programa de Desenvolvimento da Gestão Escolar — no qual a mentoria é adotada como estratégia formativa voltada à inovação na gestão educacional. O interesse central da pesquisa reside em compreender como os diretores escolares avaliam a efetividade do programa, a pertinência da abordagem colaborativa adotada e os impactos dessa experiência em sua prática profissional. O estudo parte do entendimento de que a atuação dos gestores é determinante para a implementação de políticas públicas educacionais e para o fortalecimento de uma cultura institucional voltada à formação continuada dos professores. Especificamente, busca-se investigar se a mentoria pode ser considerada uma metodologia formativa eficaz no contexto da gestão escolar, a
partir das percepções e vivências dos diretores que participaram do programa. Ao fazer isso, a pesquisa pretende contribuir para a elaboração de subsídios que orientem o aprimoramento de programas de formação continuada para professores, especialmente aqueles mediados por tecnologias educacionais e sustentados por práticas colaborativas promovidas pelos próprios gestores. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e se estrutura com base em procedimentos da netnografia, a partir da observação dos momentos de mentoria, além da aplicação de um questionário aos gestores participantes. Por meio da análise dos dados, espera-se compreender os sentidos atribuídos pelos diretores à experiência formativa vivida no PRODITEC e avaliar em que medida essa estratégia contribui para a mediação de práticas pedagógicas mais inovadoras, contextualizadas e alinhadas às demandas do mundo contemporâneo. Assim, o trabalho busca oferecer aportes teóricos e práticos que fortaleçam a integração entre formação continuada, gestão escolar e uso pedagógico das tecnologias digitais.

MEMBROS DA BANCA:

JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO (ORIENTADORA)
FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL
JULIAN SILVEIRA DIOGO DE AVILA FONTOURA - UFRGS

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página