Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de Qualificação - LUCIANA CAMILA GARCIA DE OLIVEIRA
Início do conteúdo da página

Banca de Qualificação - LUCIANA CAMILA GARCIA DE OLIVEIRA

Acessos: 108

09/09/2024 - 15h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre/IFRS - O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino pelos Professores Formados pelo Programa Pró-Licenciatura Letras-Inglês: Estudo de Caso

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) estão transformando rapidamente tanto a vida pessoal quanto a profissional. Contudo, no âmbito educacional, embora haja mudanças, estas ainda não estão sendo plenamente integradas como ferramentas mediadoras nas salas de aula e sua aplicação não é universal. Muitos cursos de Licenciatura em Letras-Inglês oferecem poucas ou nenhuma disciplina que envolva as TIC em seu currículo. Em 2008, para suprir a falta de professores no Rio Grande do Sul, o Governo Federal junto com a Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) implementou o programa Pró-Licenciatura com seis cursos realizados na modalidade da Educação Aberta e a Distância (EAD), incluindo o de Letras-Inglês. O perfil dos alunos era de professores atuantes, mas que não eram formados nas disciplinas que ministravam. O currículo do curso de Letras-Inglês apresentava disciplinas que envolviam o uso das TIC em aulas de língua inglesa. Assim, surgiu o interesse em investigar se os docentes que se formaram neste curso em 2012/2013 e que utilizaram as TIC em sua formação estão utilizando as tecnologias como mediadoras para o ensino de inglês nos dias atuais. Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que se baseará em um estudo de caso. Serão selecionados, através de questionário, entre cinco e sete sujeitos dentre os trinta e um docentes que se formaram. Após, serão conduzidas entrevistas com os sujeitos selecionados e os dados coletados serão analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo baseada em Moraes (1999), Franco (2018) e Bardin (2020). Ao final do trabalho, espera-se elaborar um guia com sugestões de como usar as tecnologias em sala de aula com as indicações dos professores selecionados.

Membros da Banca

LIZANDRA BRASIL ESTABEL (ORIENTADORA)
EVANDRO MANARA MILETTO
LUCIANA SAUER FONTANA (IFRS)
MARIA DO ROCIO TEIXEIRA (UFRGS)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página