Banca de Qualificação - LEANDRO PAZ DA SILVA
25/11/2024 - 14h30 - via webconferencia - Campus Porto Alegre/IFRS - O Uso de Agentes Conversacionais com Inteligência Artificial para Potencializar a Docência no Ensino Superior
Como o uso de agentes conversacionais com Inteligência Artificial pode potencializar a atuação docente no ensino superior no contexto atual? Esta é uma pergunta que conduz o presente projeto de pesquisa em Informática na Educação. Trata-se de um trabalho interdisciplinar com foco em docência para investigar relações entre agentes conversacionais com Inteligência Artificial, como o ChatGPT e similares, com o fazer docente, seja no planejamento didático, seja na intervenção docente, especialmente no contexto andragógico brasileiro da Rede Federal de Ensino e pela abordagem das metodologias ativas. Diante do atual cenário, em que há um uso massivo dos agentes conversacionais com Inteligência Artificial, urge investir em iniciativas que visem aprimorar a utilização dessas tecnologias na educação. Portanto, a criação e validação de um instrumento mediado de uso dessas tecnologias pode representar um passo importante nesse sentido, contribuindo para uma prática docente mais reflexiva, crítica e eficiente, alinhada com as demandas e desafios da educação contemporânea. Há uma projeção de que por meio de Design Science Research será elaborado de forma cíclica um instrumento mediado enquanto produto técnico com base nas intervenções com os participantes da pesquisa. Parcialmente, a pesquisa não aplicada evidencia que a literatura na área é multifacetada e que há demanda latente por orientações acessíveis.
Membros da Banca
FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA (ORIENTADOR)
MÁRCIA HÄFELE ISLABÃO FRANCO
EVANDRO MANARA MILETTO
SILVIO CESAR CAZELLA (UFSCPA)
Redes Sociais