Banca de qualificação - LAÍS FREITAS DA SILVA
15/05/2023 - 16h00 - via webconferência - Campus Porto Alegre/IFRS - INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO APOIO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os Jogos Educacionais Digitais (JEDs) são importantes ferramentas instrucionais e funcionam como apoio ao processo de ensino e aprendizagem à medida que envolvem conteúdo com tecnologia e ludicidade. Sabemos que a alfabetização é prioridade nos dois primeiros anos do ensino fundamental e é definida como base para os demais conteúdos escolares. Entretanto, o sujeito alfabetizando precisa se familiarizar com uma sucessão de novos conhecimentos, resultando em um processo de construção da leitura e da escrita e percorrer este caminho preconiza apoio, tanto ao estudante como aos docentes. Diante do exposto, busca-se através desta pesquisa elaborar uma metodologia para a construção de JEDs para a alfabetização que suportem as demandas encontradas dentro da realidade escolar dos anos iniciais do ensino fundamental I (1o ao 5o ano). A pesquisa abrange professores da rede de ensino pública que utilizam JEDs em suas aulas. Inicialmente foi realizada uma entrevista individual e aplicado um questionário qualitativo que será transposto a uma avaliação quantitativa. Busca-se investigar métricas completivas ao Framework PlayEduc - Elemento Pedagogia, de acordo com a Teoria da Instrução Gagniana, favorecendo a construção e aplicação de JEDs para Alfabetização e Letramento.
Palavras-chave
Alfabetização e Letramento; Jogos Educacionais Digitais; Framework PlayEduc; Teoria da Instrução Gagniana
Membros da Banca
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO (ORIENTADOR)
FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL
Lucia Maria Martins Giraffa (PUCRS)
Redes Sociais