Banca de Qualificação - DAPHNE DE ALMEIDA BLASKOSKI
19/12/2024 - 9h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre/IFRS - O Uso e as Contribuições do Design no Desenvolvimento de Interfaces de Jogos Educacionais para o Público Infantil.
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o impacto do design visual das interfaces de Jogos Educacionais Digitais (JEDs) no engajamento e na motivação do público infantil. A aprendizagem baseada em jogos é reconhecida como uma abordagem envolvente e eficaz, por alavancar a motivação intrínseca dos estudantes e alinhar-se aos estilos de aprendizagem contemporâneos. No entanto, para que um jogo seja classificado como educacional, ele deve possuir objetivos pedagógicos claros e estar inserido em um contexto metodológico adequado. O design da interface desempenha papel crucial nesse processo, pois uma interface intuitiva e bem projetada facilita a interação, a descoberta e a aprendizagem. Os resultados obtidos nesta pesquisa auxiliarão na construção do produto educacional, no formato de um guia, que visa auxiliar no desenvolvimento de interfaces de JEDs que favorecem o engajamento e a motivação dos alunos nos conteúdos escolares.
Membros da Banca
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO (ORIENTADORA)
EVANDRO MANARA MILETTO
GISELE MASSOLA
DAIANE PADULA PAZ (IFPR)
Redes Sociais