Banca de Qualificação - ANANDA OLIVEIRA MELLO
18/12/2025 - 9h30 - via webconferencia - Campus Porto Alegre / IFRS - Scratch Como Ferramenta De Protagonismo: desenvolvendo autonomia e pertencimento no Ensino Fundamental
Em um cenário educacional que demanda práticas mais criativas, colaborativas e centradas no estudante, esta pesquisa busca compreender como o protagonismo e a autonomia de alunos do Ensino Fundamental – anos finais (7º ao 9º ano) – ao atuarem como multiplicadores em oficinas de programação com Scratch, voltadas a colegas do 3º ao 5º ano, podem impactar positivamente seu engajamento e o sentimento de pertencimento à escola. Parte-se da premissa de que experiências pedagógicas que valorizam a autoria, a colaboração e o compartilhamento de saberes favorecem o envolvimento ativo dos estudantes e conferem maior significado às práticas escolares. O estudo fundamenta-se nos princípios da Aprendizagem Criativa (Resnick, 2020), que enfatiza o aprender fazendo, a imaginação e a interação social, bem como em metodologias ativas que promovem o desenvolvimento da autonomia, do pensamento computacional, da resolução criativa de problemas e da construção coletiva do conhecimento. A investigação está alinhada às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase nas competências que envolvem o uso crítico e criativo das tecnologias digitais, a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a responsabilidade social. A abordagem metodológica adotada é de natureza mista, integrando procedimentos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados será realizada por meio de observações das oficinas e de questionários reflexivos aplicados aos alunos multiplicadores, buscando compreender suas percepções sobre o processo de aprendizagem, as interações e as transformações observadas em sua relação com a escola. Espera-se que os resultados revelem o poder transformador da aprendizagem criativa como caminho para o desenvolvimento da autonomia, da autoria e da empatia entre os estudantes. Acredita-se que experiências mediadas pela programação possam inspirar novas formas de ensinar e aprender, fortalecendo vínculos e ressignificando o papel da escola como espaço de pertencimento e criação coletiva.
MEMBROS DA BANCA:
| MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO (ORIENTADORA) |
| FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA |
| GISELE MASSOLA |
| FABIANA LORENZI (ATITUS) |
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