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Banca de Qualificação - ALISSON GASPARINI DA SILVA

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07/10/2025 - 09h30 - via webconferência - Campus Porto Alegre / IFRS - Aprendizagem Criativa na Formação Docente: construindo intervenções pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor

Com base em pesquisas realizadas em repositórios e bases de dados de publicações brasileiras é possível afirmar que são adotadas diferentes metodologias e estratégias pedagógicas voltadas ao ensino da psicomotricidade na formação docente. Observa-se a predominância de formações presenciais, predominantemente organizadas em oficinas de curta duração, com foco em atividades práticas e vivências corporais. Um dos aspectos identificados é que a disponibilização de conteúdos e materiais em plataformas ou recursos digitais de acesso público é limitada. A análise dos trabalhos ainda revelou a importância de aprofundar a articulação entre teoria e prática no campo da psicomotricidade, contribuindo para uma formação docente mais crítica, acessível e alinhada às demandas contemporâneas da educação. Nesse sentido, surge o problema de pesquisa: Como elaborar práticas pedagógicas que estimulem o desenvolvimento psicomotor de crianças da educação básica utilizando a teoria da aprendizagem criativa? Para resolver essa situação problemática o foco da pesquisa consiste em realizar uma formação pedagógica para docentes que atuam no AEE (Atendimento Educacional Especializado) pertencentes à Secretaria de Educação do Município de Vacaria. A ideia é auxiliar esses docentes nas dificuldades que encontram em suas escolas, considerando a temática do desenvolvimento psicomotor. A proposta é apresentar, também, a aprendizagem criativa e analisar se ela é ou não efetiva para gerar intervenções pedagógicas que propiciem o desenvolvimento psicomotor. Com o intuito de obter uma concepção mais abrangente dos resultados, escolheu-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, utilizando-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O estudo de caso, será conduzido por meio de oficinas de formação pedagógica, em que os participantes realizam uma oficina composta por quatro módulos abordando o desenvolvimento psicomotor, a aprendizagem criativa e a criação de recursos que podem ser usados em intervenções pedagógicas junto a estudantes da educação básica. A coleta de dados ocorrerá via um questionário, que tem como objetivo avaliar a efetividade das estratégias vinculadas à aprendizagem criativa e psicomotricidade. Convém destacar que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS sob o parecer no. 69667123.6.0000.8024.

MEMBROS DA BANCA:

SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI (ORIENTADORA)
FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
CARINE BUEIRA LOUREIRO
CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - UNINI

 

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