Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de qualificação - MARIA TANISE RAPHAELLI BOSQUEROLLI ANTUNES

Banca de qualificação - MARIA TANISE RAPHAELLI BOSQUEROLLI ANTUNES

9/12/2022 - 14h - Campus Porto Alegre / IFRS - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CULTURA DIGITAL: possibilidades e concepções

Vivemos em um mundo conectado e digital, o que impõe à escola um repensar a respeito de suas relações com as tecnologias, seu currículo e suas práticas pedagógicas. Ademais, as mudanças educacionais, normatizadas na BNCC, apresentam uma demanda para a escola exigindo dos professores formação para lidar com essa nova realidade. Dito isto, este projeto tem como tema a formação continuada de professores para a Cultura Digital, entendendo que pertencermos a um mundo digitalizado e que é essencial oferecer momentos para reflexão e construção de conhecimentos aos professores, visto serem estes os responsáveis pelo processo de ensino.  Ao que nos remete ao problema: como desenvolver a noção de cultura digital com professores da rede pública de Barão Triunfo? Diante disto, o objetivo é desenvolver a noção de cultura digital com os professores da educação básica. Assim sendo, esta pesquisa, de base qualitativa, se caracteriza por seu caráter descritivo assentado em um estudo de caso. Como proposta de produto apresentamos um “curso de formação continuada para cultura digital”. O planejamento, desenvolvimento e validação do curso está fundamentado em Filatro (2008) que elenca 5 etapas para o processo de design instrucional: 1) análise; 2) design; 3) desenvolvimento; 4) implementação; e 5) avaliação.  Como instrumentos de coleta de dados recorreremos à entrevista com os participantes do curso, ou seja, professores da educação básica da rede pública de Barão do Triunfo, e à observação direta, sendo a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) a metodologia elencada para a interpretação dos resultados.