Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de qualificação - GUSTAVO DOS SANTOS RODRIGUES

Banca de qualificação - GUSTAVO DOS SANTOS RODRIGUES

20/10/2022 - 14h - Campus Porto Alegre / IFRS - Escrita criativa em ambiente digital

A escrita é uma expressão fundamental para que possamos explanar nossos pensamentos, opiniões e, principalmente, a forma como vemos o mundo. Isso só ocorre porque cada um, dentro de suas vivências, carrega consigo o que podemos chamar de “bagagem de vida”, aquilo que será responsável pela maneira como iremos encarar o mundo e, assim, dispor de informações importantes para entregar ao exterior nossas impressões. Embora a escrita seja de fato importante para a educação, nem todos sentem-se à vontade com as burocracias que ela demanda, como atenção e paciência. Em virtude dessa observação, fundamenta-se a hipótese deste projeto. Desse modo, essa pesquisa justifica-se por desenvolver um objeto de aprendizagem em formato digital possível de utilização por alunos a fim de que eles explorem os diversos gêneros textuais a partir de suas vivências e experiências. Todavia, para que este projeto fosse viabilizável, as fanfictions foram escolhidas após ser entendido que elas fazem cada vez mais parte da vida dos adolescentes inseridos no mundo da leitura e escrita. O objetivo geral para com esta pesquisa será desenvolver um objeto de aprendizagem que possa dar suporte aos professores de língua portuguesa no que tange a produção textual. A metodologia que será utilizada para atingirmos este objetivo será de estudo de caso a partir da perspectiva de autores que pesquisaram sobre escola e sociedade neoliberal como Laval (2019), A escola não é uma empresa, Masschelein, Simons (2017), com Em defesa da escola: uma questão pública, Chamayou (2020), A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário entre outros autores que estarão inseridos nos estudos desse presente trabalho.