Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de qualificação - GUILHERME SCHIRMER DA COSTA

Banca de qualificação - GUILHERME SCHIRMER DA COSTA

13/12/2021 - 14h - CODINGJOB: UM JOGO SÉRIO PARA AUXILIAR NAS DISCIPLINAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C

Entre todas as disciplinas dos cursos da área de computação, as que envolvem programação são vistas como vitais para o progresso acadêmico e profissional dos alunos. No entanto, essas disciplinas são destacadas em diversas pesquisas como complexas e, geralmente, possuem uma alta taxa de evasão e/ou reprovação. Os fatores desse problema ocorrer podem ser vários, desde uma educação básica deficitária em lógica e matemática, falta de interesse nos exercícios, falta de tempo para praticar fora da sala de aula, dificuldades de abstrair sintaxe de uma linguagem de programação dentre outros. Diante deste cenário, acredita-se que o desenvolvimento de uma ferramenta que motive os alunos a praticarem programação fora do horário das aulas e que tenha teor mais lúdico e menos formal, como por exemplo, um jogo digital, possa contribuir com o desenvolvimento da motivação e do engajamento dos alunos. Jogos digitais são utilizados na educação com diferentes níveis de sucesso por décadas. Atualmente, os jogos sérios são conhecidos por unir o lúdico e o conteúdo programático de diversas disciplinas, com a possibilidade de serem utilizados dentro e fora das salas de aula. Observando essa possibilidade, esse trabalho visa construir um jogo digital em formato de jogo sério, que deverá auxiliar seus jogadores a praticar programação C em um ambiente simples e seguro para a prática e exploração do aluno. Baseado em conceitos construcionistas, o jogo visa utilizar características de um  micro mundo, conceito desenvolvido por Seymour Papert, no qual o aluno tem um ambiente de estudo provido de ferramentas que permitem que o mesmo explore o conteúdo, produzindo soluções e construindo  conhecimento.