Banca de defesa - VANUZA RODRIGUES DE OLIVEIRA
15/12/2025 - 09h30min - Auditório 913 Torre Norte - Campus Porto Alegre - Abordagem STEAM e criatividade na educação: desenvolvendo protagonismo e resolvendo desafios e problemas na vida real
A educação brasileira enfrenta desafios significativos no engajamento dos estudantes, especialmente diante de um modelo tradicional de ensino que ainda privilegia a transmissão passiva de conhecimento. Dados recentes do PISA e do SAERS evidenciam o baixo desempenho dos alunos brasileiros em matemática, ciências e leitura, apontando para a necessidade urgente de metodologias inovadoras que favoreçam a aprendizagem significativa. Nesse contexto, a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) surge como uma alternativa para a integração de diferentes áreas do conhecimento, e juntamente com a aprendizagem criativa, tem o potencial de despertar no aluno a motivação por aprender, o protagonismo, o pensamento crítico, a criatividade e inovação, a comunicação e o trabalho em equipe para a resolução de problemas reais. Este estudo tem como objetivo investigar como a abordagem STEAM, integrada à aprendizagem criativa, pode motivar estudantes do ensino médio a protagonizarem seu processo de aprendizagem, desenvolvendo competências essenciais para o século XXI. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o método Design Science Research (DSR). A investigação foi conduzida com duas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública em Esteio, RS, sendo embasada pelos pressupostos da legislação que fundamenta a educação básica brasileira, onde os estudantes identificaram problemas do ambiente escolar e desenvolveram protótipos para solucioná-los, aplicando os princípios do STEAM e da aprendizagem criativa. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da implementação das atividades, permitindo avaliar o impacto da metodologia na motivação e no aprendizado dos alunos. A análise dos resultados foi realizada com base na escala Likert de cinco pontos e na categorização das respostas. Essa análise permitiu verificar que ambas turmas se mostraram motivadas, engajadas e protagonistas do seu processo de aprendizagem, embora com algumas diferenças entre si. Apesar disso, a análise geral mostrou que a abordagem STEAM associada à aprendizagem criativa possui potencial para o desenvolvimento de competências como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe, entre outras. Até o momento, a revisão de literatura indica que há uma lacuna nas pesquisas sobre STEAM e aprendizagem criativa no que tange ao protagonismo estudantil na identificação e resolução de problemas reais no ambiente escolar. Como produto da pesquisa, foi elaborado um método estruturado voltado para professores do ensino médio, com orientações para a construção de atividades pedagógicas organizadas com base nos princípios do STEAM e da aprendizagem criativa, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se que esta proposta contribua para a criação de uma cultura escolar que valorize a inovação e o protagonismo dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais ativa e significativa.
MEMBROS DA BANCA:
| SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI (ORIENTADORA) |
| MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO |
| FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA |
| FABIANA LORENZI (ATITUS) |
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