Banca de defesa - SHEILA IRRIBAREM DE MELLO BOTT
11/12/2024 - 14h00 - Auditório 923 - Torre Sul, Campus Porto Alegre / IFRS - Educação de usuários na biblioteca universitária: desenvolvimento e avaliação de um guia interativo digital para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS
A presente pesquisa trata sobre a função educativa de bibliotecas, desempenhada por meio da educação de usuários, atividade desenvolvida para ensinar os usuários de bibliotecas a utilizar seus recursos informacionais, orientando-os para um melhor uso de seus produtos e serviços e desenvolvendo habilidades de busca e uso da informação. Este estudo se insere em um contexto caracterizado pela cultura digital e pelo uso crescente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tem como tema a educação de usuários para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS, justificando-se por sua relevância, considerando o problema de subutilização da biblioteca, partindo-se do pressuposto que a subutilização é motivada pelo despreparo, pela falta de hábito em frequentá-la e também pelo desconhecimento dos serviços e produtos que ela oferece. Parte do seguinte problema de pesquisa: Como potencializar o uso da Biblioteca do Instituto de Artes por meio de um guia interativo digital, visando à educação dos usuários para a cultura digital? Para responder a essa questão, o objetivo geral é desenvolver e avaliar um produto educacional voltado à educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes, verificando seu potencial para promover seu uso consciente e autônomo e identificar pontos para melhoria. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O produto educacional desenvolvido foi um guia interativo digital, com informações sobre a biblioteca e orientações para seu uso. O guia interativo é uma ferramenta digital que integra tecnologia e educação para promover o uso da biblioteca por meioda educação dos usuários, alinhando-se ao Mestrado em Informática na Educação ao oferecer uma solução inovadora para aprimorar o processo de aprendizagem informal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, visando avaliar a eficácia do produto educacional e identificar possíveis melhorias. A partir dos dados obtidos conclui-se que o produto educacional tem potencial para promover o uso da biblioteca, melhorar a percepção dos usuários sobre seus serviços e produtos, além de incentivar uma mudança de comportamento em relação à utilização da biblioteca.
MEMBROS DA BANCA:
CARINE BUEIRA LOUREIRO (ORIENTADORA) |
SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI |
JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO |
RODRIGO SILVA CAXIAS DE SOUZA (UFRGS) |
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