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Banca de defesa - SAULO VICENTE NUNES CAETANO

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10/12/2025 - 14h00min - webconferência - Campus Porto Alegre - Pensamento Computacional em um Espaço Maker em Escolas da Rede Pública: uma proposta para desenvolvimento de habilidades e práticas criativas

Esta dissertação tem como objetivo investigar a aplicação do Pensamento Computacional (PC) em espaços maker de escolas da rede pública, analisando o potencial dessas práticas para o desenvolvimento de habilidades criativas, críticas e práticas entre professores e alunos. Para tanto, foi estruturado um curso de capacitação voltado a docentes, com foco em estratégias pedagógicas para a integração do PC, tanto em atividades desplugadas quanto plugadas, aliadas ao uso de recursos de espaços maker. A pesquisa foi organizada em diferentes etapas: levantamento teórico e documental sobre iniciativas de ensino de PC em âmbito nacional e internacional; análise das necessidades formativas de professores; elaboração do material didático do curso; e aplicação piloto e modelo da formação junto a profissionais da educação. As aulas ocorreram no POALAB, espaço maker do IFRS, ao longo de cinco encontros presenciais, complementados por atividades online. O percurso metodológico envolveu aplicação de questionários de pré e pós- teste, atividades práticas com ferramentas digitais e de fabricação (como corte a laser e robótica educacional) e elaboração de projetos colaborativos pelos participantes. Os resultados evidenciaram que os professores conseguiram compreender e aplicar os quatro pilares do Pensamento Computacional — decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos — ao desenvolverem projetos autorais de prototipagem. Destacam-se a criatividade e a capacidade de transposição didática demonstradas nos trabalhos finais, bem como a percepção positiva dos participantes em relação ao potencial pedagógico dos espaços maker como ambientes de aprendizagem ativa. Conclui-se que a capacitação contribuiu para ampliar a compreensão e a apropriação do Pensamento Computacional pelos docentes, fortalecendo o uso pedagógico de tecnologias e metodologias inovadoras em sala de aula. O estudo aponta, ainda, a relevância de políticas públicas que incentivem a formação continuada de professores e a implementação de espaços maker nas escolas como estratégia para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem.

 

MEMBROS DA BANCA:

ANDRÉ PERES (ORIENTADOR)
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS (UNINI)

 

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