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Banca de defesa - ROSANGELA SILVEIRA GARCIA

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25/04/2025 - 09h00 - Auditório 913 - Torre Norte, Campus Porto Alegre / IFRS - COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES

A história da educação inclusiva no Brasil é marcada por avanços e desafios. Mais que uma temática de estudos e de políticas educacionais, a educação inclusiva desafia as instituições de ensino a adoção de práticas pedagógicas mais flexíveis, personalizadas e da construção de um currículo inclusivo. Para alcançar tal objetivo é vital a oferta de ações de formação continuada para desenvolvimento de saberes necessários à formação docente para uma educação na perspectiva inclusiva. Neste contexto, este estudo se propõe a investigar os saberes docentes necessários ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) em classes regulares de ensino e ofertar um produto educacional que desenvolva e potencialize saberes necessários à formação docente para uma educação na perspectiva inclusiva. Como metodologia este estudo se configura como pesquisa-intervenção, aplicada a uma dinâmica de formação de professores com a oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) como produto educacional. Como aporte teórico usou-se pressupostos do design instrucional para construção do produto educacional; para discussão sobre saberes docentes tomou-se como base teóricos como Fernández Batanero (2013), Tardif (2002), Perrenoud (2000) e Shulman (1986) e a legislação vigente sobre o AEE. Como resultado este estudo identificou a potencialidade do MOOC como ação de formação continuada docente para o atendimento educacional especializado principalmente em relação: à flexibilidade em relação ao tempo e espaço; a possibilidade de uma ementa personalizada que, apresenta conteúdos específicos sobre os diferentes tipos de deficiências e que dialoguem com vivências de cunho prático; a promoção da reflexão sobre a prática que pode auxiliar na promoção de uma cultura inclusiva na escola e a qualificação das aprendizagens do aluno com necessidades educacionais específicas. Como destaque ressalta-se a necessidade de compreender o perfil do público-alvo para adequação das unidades temáticas frente as demandas de uma temática tão específica.

MEMBROS DA BANCA:

MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT (ORIENTADOR)
MARIANO NICOLAO
EVANDRO MANARA MILETTO
CRISTIANE KOEHLER  (UFMT)

 

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