Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Datas de defesas > Banca de defesa - PATRICIA DE LIMA GOMES
Início do conteúdo da página

Banca de defesa - PATRICIA DE LIMA GOMES

Acessos: 5

17/12/2025 - 10h00min - webconferência - Campus Porto Alegre - As Contribuições do Planejamento Reverso e da Aprendizagem Criativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A sociedade atual vivencia um período marcado por constantes transformações impulsionadas pelo uso da tecnologia e por novos arranjos sociais, influenciando diretamente no modo de vida das pessoas e como lidam com a educação. O surgimento de novas metodologias e abordagens pedagógicas traz consigo a necessidade de uma maior reflexão sobre o papel e a assertividade da escola nesta nova sociedade. Neste contexto, a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa surge como uma alternativa ao ensino tradicional, que objetiva uma aprendizagem mais mão na massa e que oportuniza aos estudantes o aprender fazendo. À vista disto, selecionamos o planejamento reverso aliado à abordagem pedagógica da aprendizagem criativa como forma de fornecer aos professores um método de sistematização de suas ações pedagógicas alinhado com as instituições de ensino nas quais atuam. Utilizando a abordagem epistemológico-metodológico Design Science Research (DSR),a presente pesquisa realizou uma formação docente utilizando o planejamento reverso aliado à aprendizagem criativa com o objetivo de estruturar e auxiliar professores da educação básica na elaboração de suas aulas. A aplicação ocorreu com professoras dos anos iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental em Santo Antônio da Patrulha/RS, sendo acoleta de dados realizada utilizando questionário e a análise dedados seguindo a teoria de análise de conteúdo. O produto desenvolvido a partir da formação consiste em um recurso digital com os conteúdos abordados na formação, cujo intuito é contribuir para o aprimoramento do planejamento pedagógico, alinhado à legislação vigente, promovendo o desenvolvimento profissional contínuo e a melhoria das práticas educativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

MEMBROS DA BANCA:

ANDRÉ PERES (ORIENTADOR)
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL
CAROLINA CAMPOS RODEGHIERO  (Massachusetts Institute of Technology)

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página