Banca de defesa - MARIANA FERREIRA DE CASTRO
11/12/2025 - 14h00min - via webconferencia - Campus Porto Alegre - Acessibilidade Digital no site Web of Science: a percepção dos estudantes universitários com deficiência.
A presente pesquisa trata da acessibilidade digital e visa contribuir com o uso de plataformas digitais e ferramentas online que são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e conhecimento. Estudantes universitários com deficiência podem enfrentar barreiras significativas ao utilizar tais plataformas, especialmente quando estas não seguem princípios de acessibilidade. Com isso, espera-se contribuir para a conscientização sobre a importância da acessibilidade digital no contexto acadêmico, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de ações e políticas que promovam maior usabilidade e inclusão em ambientes virtuais de pesquisa. Logo, busca-se fomentar a participação mais equitativa de estudantes com deficiência no processo de construção do conhecimento científico. Parte se do seguinte problema de pesquisa: como os estudantes universitários da graduação e pós-graduação da UFRGS, com algum tipo de deficiência, percebem a acessibilidade digital da plataforma Web of Science? Para responder a essa questão de pesquisa, o objetivo geral é identificar as dificuldades de estudantes universitários com deficiência em relação à acessibilidade da plataforma Web of Science. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O produto educacional desenvolvido nesta pesquisa consiste em um manual de recomendações voltado ao aprimoramento da acessibilidade digital da plataforma Web of Science. O estudo baseou-se W3C, nas diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.1 e 2.2), reconhecidas internacionalmente como referência para a promoção de ambientes digitais acessíveis. A coleta de dados foi realizada em duas fases com o suporte de ferramentas automatizadas de avaliação, como ASES e Lighthouse, que possibilitaram a identificação de barreiras técnicas e estruturais na plataforma. Além disso, a pesquisa incorporou a perspectiva de estudantes com deficiência, permitindo compreender de forma direta as experiências de uso, dificuldades enfrentadas e necessidades específicas desses usuários. A análise desenvolvida neste estudo evidencia que, embora a Web of Science apresente boa acessibilidade técnica e percepção positiva por parte dos usuários, ainda existem oportunidades importantes de aprimoramento para alcançar a acessibilidade plena conforme os princípios da WCAG 2.2.
MEMBROS DA BANCA:
| CARINE BUEIRA LOUREIRO (ORIENTADOR) |
| MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO |
| MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL |
| CRISTIANNE MARIA FAMER ROCHA (UFRGS) |
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