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Banca de defesa - LUCIANA CAMILA GARCIA DE OLIVEIRA

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28/05/2025 - 15h00 - via webconferência, Campus Porto Alegre / IFRS - O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação no Processo de Ensino de Línguas pelos Professores Formados pelo Programa Pró-Licenciatura Letras-Inglês: estudo de caso

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) estão transformando rapidamente tanto a vida pessoal quanto a profissional. Contudo, no âmbito educacional, embora haja mudanças, estas ainda não estão sendo plenamente integradas como ferramentas mediadoras nas salas de aula e sua aplicação não é universal. Muitos cursos de Licenciatura em Letras-Inglês oferecem poucas ou nenhuma disciplina que envolva as TIC em seu currículo. Em 2008, para suprir a falta de professores no Rio Grande do Sul, o Governo Federal junto com a Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) implementou o programa Pró-Licenciatura com seis cursos realizados na modalidade da Educação Aberta e a Distância (EAD), incluindo o de Letras- Inglês. O perfil dos alunos era de professores atuantes, mas que não eram formados nas disciplinas que ministravam. O currículo do curso de Letras- Inglês apresentava disciplinas que envolviam o uso das TIC em aulas de língua inglesa. Assim, surgiu o interesse em investigar se os docentes que se formaram neste curso em 2012/2013 e que utilizaram as TIC em sua formação estão utilizando as tecnologias como mediadoras para o ensino de inglês nos dias atuais. Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que se baseia em um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados por meio de um formulário com perguntas sobre seus usos das TIC em suas práticas pedagógicas como aliadas ao processo de aprendizagem. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo baseada em Moraes (1999), Franco (2018) e Bardin (2020). Ao final do trabalho, foi elaborado um guia com sugestões de como usar as tecnologias em sala de aula com as indicações da pesquisadora e dos professores selecionados.

 

MEMBROS DA BANCA:

LIZANDRA BRASIL ESTABEL (ORIENTADORA)
LUCIANA SAUER FONTANA
EVANDRO MANARA MILETTO
MARIA DO ROCIO TEIXEIRA (UFRGS)

 

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