Banca de defesa - LUCAS AZEVEDO CIRINO
16/12/2025 - 14h00min - webconferência - Campus Porto Alegre - O Uso do Scratch para o Ensino de Música na Educação Básica
Um dos principais desafios enfrentados pelos professores de música na Educação Básica é a falta de orientação quanto ao uso de recursos tecnológicos aplicados ao ensino musical. Essa lacuna dificulta a construção de experiências de aprendizagem alinhadas às realidades digitais contemporâneas dos estudantes. Esta pesquisa investiga o uso do Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de música, fundamentando-se na abordagem da Aprendizagem Criativa de Mitchel Resnick. Por meio de uma metodologia qualitativa com aplicação de grupo focal, o estudo envolveu a criação, implementação e avaliação de um curso formativo intitulado “Scratch e Educação Musical Criativa”, destinado a docentes de música e tecnologias educacionais que atuam na Educação Básica. Os resultados indicam que os participantes percebem o Scratch como uma ferramenta acessível, motivadora, inclusiva e coerente com as diretrizes da BNCC, capaz de promover o engajamento estudantil, o protagonismo criativo e o trabalho colaborativo. Conclui-se que o Scratch pode ser um valioso aliado no ensino de música na Educação Básica, desde que integrado a práticas pedagógicas intencionais e a contextos educacionais devidamente estruturados
MEMBROS DA BANCA:
| MARIANO NICOLAO (ORIENTADOR) |
| FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA |
| MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT |
| LEANDRO LESQUEVES COSTALONGA (UFES) |
Redes Sociais