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Banca de defesa - GUILHERME SCHIRMER DA COSTA

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31/03/2023 - 16h - Auditório 9o. Andar Torre Norte -  CodingJob: Um Jogo Sério para Auxiliar nas Disciplinas de Linguagem de Programação C

Estudos mostram que dentre as disciplinas dos cursos da área de computação, as que envolvem programação são vistas como vitais para o progresso acadêmico e profissional dos alunos. No entanto, essas disciplinas são destacadas em diversas pesquisas como complexas e, geralmente, possuem uma alta taxa de evasão e/ou reprovação. Sabe-se que são vários os fatores que levam a esse problema, desde uma educação básica deficitária em lógica e matemática, falta de interesse nos exercícios, falta de tempo para praticar fora da sala de aula, dificuldades de abstrair sintaxe de uma linguagem de programação dentre outros. Diante deste cenário, acredita-se que o desenvolvimento de uma ferramenta que motive os alunos a praticarem programação fora do horário das aulas e que tenha teor mais lúdico e menos formal, como por exemplo, um jogo digital, possa contribuir com o desenvolvimento da motivação e do engajamento dos alunos. Jogos digitais são utilizados na educação com diferentes níveis de sucesso por décadas. Atualmente, os jogos sérios são conhecidos por unir o lúdico e o conteúdo programático de diversas disciplinas, com a possibilidade de serem utilizados dentro e fora das salas de aula. O trabalho a seguir apresenta a aplicação do jogo sério CodingJob, que visa auxiliar os alunos da disciplina de Linguagem de Programação I a  praticarem o conteúdo da disciplina em um ambiente que simula uma pequena fábrica de software. Baseado em conceitos construcionistas, o jogo visa utilizar características de um micro mundo, conceito desenvolvido por Seymour Papert, no qual o aluno tem um ambiente de estudo provido de ferramentas que permitem que o mesmo explore o conteúdo, produzindo soluções e construindo conhecimento. O jogo foi desenvolvido em ciclos de produção com o auxílio de alunos através da utilização da metodologia Design Science Research, onde um ciclo de produção culmina com testes com usuários que levantam novas sugestões de alterações para um novo ciclo de produção. Ao fim de 3 ciclos de testes, os resultados apresentados pelos alunos foram positivos, embora tenham levantado diversos questionamentos em relação a algumas escolhas de design do autor. É possível notar que o resultado em relação a motivação dos alunos foi positivo, no entanto, os resultados apresentados em relação a aprendizagem através do jogo são inconsistentes, já que a dificuldade de algumas questões tenha criado frustração em alguns alunos.

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