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Banca de defesa - GRAZIELA TRICHES DA SILVA

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20/12/2024 - 10h00 - Auditório 913 - Torre Norte, Campus Porto Alegre / IFRS - Letramento Digital Docente: desafios e práticas pedagógicas dos professores da rede estadual em Cachoeirinha-RS, no contexto do ensino remoto emergencial (2020-2021)

No contexto da pandemia de Covid-19, em 2020, as aulas presenciais na educação básica do estado do Rio Grande do Sul foram suspensas, levando à adoção de modalidades remotas com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tal adaptação demandou uma reconfiguração das práticas pedagógicas e revelou desafios relacionados ao letramento digital dos professores, habituados a práticas predominantemente presenciais. Esta pesquisa investigou como o processo formativo da SEDUC-RS, denominado “Letramento Digital para o Ensino Híbrido”, contribuiu para ampliar os níveis de letramento digital e qualificar o uso das TDICs na prática pedagógica dos docentes durante o período pandêmico. O estudo teve como objetivo geral analisar o processo de letramento digital de professores das escolas estaduais de Cachoeirinha no ensino remoto, com foco na utilização e integração das TDICs em suas práticas pedagógicas. De abordagem qualitativa, natureza aplicada e finalidade exploratória, a pesquisa utilizou análise documental, questionários online e entrevistas semiestruturadas com seis professores. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva e análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), identificando três categorias principais: "Uso e Adaptação às TDICs antes e durante a Pandemia", "Desafios e Formação no Desenvolvimento do Letramento Digital no Ensino Remoto" e "Perspectivas para o Futuro: Letramento Digital e Capacitação". Os resultados desse estudo apontaram, que embora a pandemia tenha imposto desafios sem precedentes ao sistema educacional, ela também introduziu o uso das TDICs nas práticas pedagógicas de muitos docentes. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a capacitação em letramento digital seja efetiva. Para tanto, faz-se necessário a implementação de formações iniciais e continuadas em letramento digital docente, com o intuito de ressignificar as práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Além disso, é essencial o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o acesso e a implementação de infraestrutura digital nas instituições públicas de ensino. Como produto deste estudo, foi elaborado um Guia Digital para Professores e Gestores: Estratégias e Reflexões para o Letramento Digital no Ensino, com o objetivo de fornecer estratégias práticas e reflexões teóricas que auxiliem professores e gestores a enfrentar os desafios relacionados ao letramento digital docente.

 

MEMBROS DA BANCA:

MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL (ORIENTADORA)
MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT
JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA (PUCRS)

 

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