Banca de defesa - GILBERTA FERREIRA DA COSTA
09/12/2024 - 14h30 - via webconferência, Campus Porto Alegre / IFRS - A utilização de recursos tecnológicos nas disciplinas dos Cursos de Biblioteconomia na modalidade de educação aberta e a distância para o ensino e a prática da conservação
Esta pesquisa propõe verificar quais recursos tecnológicos são utilizados no processo de ensino, nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia, na modalidade Educação Aberta e a Distância (EAD), para a conservação de acervos bibliográficos. Discorre sobre a importância dos bibliotecários conhecerem medidas de conservação preventiva e técnicas de pequenos reparos em livros para garantir a integridade física dos materiais, a sustentabilidade das bibliotecas, bem como a manutenção do acesso à informação. Constata que entre 22 cursos de Biblioteconomia na modalidade EAD pesquisados, apenas 15 possuem disciplinas com enfoque em preservação e conservação de acervos. A pesquisa revela que, em cursos presenciais, apenas 11,7% possuem disciplinas obrigatórias de conservação, enquanto em EAD, esse percentual sobe para 46%. Propõe desenvolver um aplicativo piloto que abordará dicas de conservação de acervos com objetivo de contribuir para a construção de materiais de aprendizagem digital, oferecendo um modelo para futuros aplicativos sobre o tema multidisciplinar. Descreve a metodologia como aplicada, de caráter qualitativa, por meio de estudo de caso. Conclui que a pesquisa contribui para a Biblioteconomia, em especial sobre a conservação de acervos, temática que carece de novas pesquisas e aprofundamentos.
MEMBROS DA BANCA:
LIZANDRA BRASIL ESTABEL (ORIENTADORA) |
EVANDRO MANARA MILETTO |
ANGELA FLACH |
MARIA LUCIA DIAS (UFRGS) |
Redes Sociais