Banca de defesa - ANDREIA MARIA AMBROSIO DE SOUZA ACCORDI
05/07/2023 - 10h00 - Via webconferencia - DESCOMPLICANDO O ENSINO HÍBRIDO: produção de um guia para uso didático em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS
A pandemia da Covid-19 trouxe um período de suspensão de aulas presenciais que oportunizou a muitos docentes brasileiros experimentarem novas práticas pedagógicas, mesclando momentos presenciais e não presenciais, denominadas, de maneira ampla, de ensino híbrido. Não houve, no entanto, um amplo debate teórico-conceitual sobre o que é o ensino híbrido e se a aprendizagem, utilizando-se desse modelo, poderia se dar de uma forma significativa. Trazendo a problemática para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi feita a seguinte pergunta: de que forma docentes do IFRS podem se apropriar e aplicar, conforme os princípios da aprendizagem significativa, práticas pedagógicas envolvendo o ensino híbrido? O objetivo geral dessa dissertação é desenvolver um guia de referência, com conceitos e propostas para aplicação do ensino híbrido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no contexto do Ensino Médio Integrado, baseando-se nos princípios da aprendizagem significativa. Para tanto, buscou-se: a) descrever de que forma o ensino híbrido, tendo como base a aprendizagem significativa, vem sendo aplicado no Ensino Médio do Brasil por meio de uma revisão bibliográfica; b) conhecer o perfil do docente do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS em relação aos seus conhecimentos prévios sobre o ensino híbrido, registrando relatos e avaliações de experiências sobre ensino híbrido vivenciadas por eles, envolvendo questionários, entrevistas e participação em plataformas on-line; c) transpor o conhecimento teórico e as informações empíricas obtidas, de forma didática, adotando-se os pressupostos da teoria da transposição didática para a produção do guia. Com a pesquisa bibliográfica foram encontrados 276 trabalhos versando sobre a aplicação do ensino híbrido em escolas de nível médio no Brasil. Desses, foram selecionados 28 que utilizaram os pressupostos da aprendizagem significativa como parte do referencial teórico. Quanto ao estudo de caso, noventa docentes responderam ao questionário, o que corresponde a 6,6% do total de professores da instituição. A interação na plataforma on-line e no aplicativo de mensagens instantâneas contou com a participação de 51 docentes, sendo que cinco deles foram entrevistados. A interação com os docentes demonstrou que boa parte deles já possui um conceito formado sobre o ensino híbrido e já o colocaram em prática, se não utilizando o referencial teórico aqui apresentado, ao menos de forma intuitiva. Para esse público, o guia produzido como produto dessa dissertação será de grande valia para desenvolver aprendizagem significativa. A maior dificuldade, porém, recairá entre aqueles docentes que possuem algum conceito diferente de ensino híbrido daquele apresentado nessa dissertação ou que, simplesmente, não querem aplicar o ensino híbrido por quaisquer outros motivos. Ressalta-se a importância do produto de educação, resultado da pesquisa realizada nessa dissertação, elaborado à luz da teoria da transposição didática e a importância do diálogo entre a produção acadêmica, os docentes e os materiais didáticos, tendo os programas de mestrados profissionais, como o da Informática na Educação do IFRS, uma atuação protagonista nesse processo.
MEMBROS DA BANCA:
MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT (ORIENTADOR) |
ANDRE PERES |
MARCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL |
JOSE PALAZZO MOREIRA DE OLIVEIRA (UFRGS) |
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