Banca de Defesa - CLARICE ALBERTINA FERNANDES
21/12/2022 - 10h30min - Auditório 913 (TN) - Campus Porto Alegre / IFRS - INCLUSÃO SOCIODIGITAL DE JOVENS EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM APRENDIZES DO CURSO DE MARCENARIA DA FUNDAÇÃO O PÃO DOS POBRES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
Esta pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, investiga como os jovens aprendizes do curso de Auxiliar de Marcenaria, da Fundação O Pão dosPobres, por meio de qualificação para o uso das ferramentas digitais, podedesenvolver habilidades tecnológicas necessárias para a atuação profissional? Os sujeitos da pesquisa são 7 jovens entre 18 e 24 anos, aprendizes do Curso de Auxiliar em Marcenaria, do Programa Jovem Aprendiz ofertado pelo Centro de Educação Profissional da Fundação O Pão dos Pobres. O principal objetivo da pesquisa é verificar se a inclusão de conteúdos e práticas com ferramentas digitais ao Programa de Aprendizagem Profissional do Curso de Auxiliar de Marcenaria, oferecido na Fundação O Pão dos Pobres, promoverá o desenvolvimento de habilidades tecnológicas aos jovens aprendizes, de modo a qualificá-los para a futura inserção profissional. Para isso, realizou-se um Curso de Extensão de formação inicial para o uso das tecnologias digitais, que é o produto deste estudo. A análise dos dados obtidos e a discussão dos resultados foram realizadas mediante as respostas do questionário, registro das observações, das atividades desenvolvidas no Curso de Extensão, das entrevistas, e através das filmagens/ gravações desses momentos. Como resultado, considera-se a necessidade de o programa de aprendizagem profissional abordar na formação dos jovens aprendizes o conhecimento digital, habilidade fundamental para quem busca a inserção profissional nas Sociedades da Informação e do Conhecimento e no mundo do trabalho.
Redes Sociais