Banca de defesa - LUCIMAR VIEGAS FERREIRA
7/12/2022 - 15h - Webconferência - PLATAFORMA INTEGRADA: UMA ANÁLISE DOS VÍDEOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Os programas governamentais relacionados à disseminação da Informática na Educação buscam promover um maior acesso das escolas, em especial as públicas, às tecnologias digitais. As primeiras discussões sobre o tema começaram em 1981. Desde lá foram criados diversos programas, até o mais recente, o Programa de Inovação Educação Conectada (PROIEC), que disponibiliza duas plataformas, sendo AVAMEC e Plataforma Integrada. A primeira destinada à formação profissional e a segunda à disponibilização de recursos digitais, da educação infantil ao ensino superior, em diferentes áreas do conhecimento. O acesso a recursos didáticos, e sua seleção, é uma parte importante da prática pedagógica de profissionais da educação, com destaque aos professores, que necessitam de recursos didáticos constantemente. A web 2.0 ampliou a gama de recursos disponíveis da internet e tornou mais difícil encontrar os materiais adequados as necessidades de cada professor. Desta forma, entende-se que seja interessante aos docentes dispor de avaliações acerca de recursos educacionais disponíveis na Plataforma Integrada. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar recursos educacionais matemáticos disponíveis na “Plataforma Integrada” do Ministério da Educação. Após a análise, concluiu-se que 77,9% dos vídeos atendem aos critérios de qualidade de imagem e som. Com relação a acessibilidade, constatou-se a falta da descrição das imagens e de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um total de 89,4% dos vídeos são legendados. Como proposta de produto foi elaborado um e-book, com as principais funções da Plataforma Integrada, os principais recursos disponíveis e os filtros para seleção.
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