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Banca de qualificação - GILBERTA FERREIRA DA COSTA

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19/12/2023 - 10h00 - via webconferencia - Campus Porto Alegre/IFRS - A utilização de recursos tecnológicos nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia na modalidade de Educação Aberta e a Distância para o ensino e a prática da conservação preventiva de acervos bibliográficos

Esta pesquisa apresenta como objetivo para verificar quais recursos tecnológicos são utilizados no processo de ensino, nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia, na modalidade EAD, para a conservação de acervos bibliográficos. Discorre sobre a importância de profissionais de unidades de informação, em especial, bibliotecários, conhecerem medidas de conservação preventiva e técnicas de pequenos reparos em livros para garantir a integridade física dos materiais, a sustentabilidade das instituições bibliotecárias, bem como a manutenção do acesso à informação. Apresenta a importância do conhecimento sobre conservação como uma medida de facilitar a comunicação do bibliotecário com o profissional conservador-restaurador, com os funcionários e usuários da unidade de informação. Investiga como os recursos tecnológicos podem ser utilizados nas disciplinas de conservação de acervos bibliográficos, na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), para o ensino e a prática da conservação preventiva e recuperação de acervos. Constata que entre 22 cursos de Biblioteconomia na modalidade EAD pesquisados, apenas 15 possuem disciplinas com enfoque em preservação e conservação de acervos. A pesquisa revela que, em cursos presenciais, apenas 15,7% possuem disciplinas obrigatórias de conservação, enquanto em EAD, esse percentual sobe para 46%. Revela pesquisas anteriores relacionadas ao material didático em ambientes virtuais de aprendizagem. Conceitua conservação preventiva como todas as medidas tomadas para evitar degradação dos documentos e restauração como um conjunto de medidas que visam a estabilização ou reversão dos danos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso. Salienta que a conservação preventiva se prioriza em relação às técnicas diretas de restauro. Relata um breve histórico sobre a Educação Aberta e a Distância no Brasil, seu modelo pedagógico e uso de tecnologias. Propõe desenvolver um aplicativo piloto que abordará dicas de conservação de acervos e incluirá pelo menos dois Objetos de Aprendizagem (OA) com objetivo de contribuir para a construção de materiais de aprendizagem digital, oferecendo um modelo para futuros aplicativos sobre o tema multidisciplinar. Descreve a metodologia como aplicada, de caráter qualitativa, com objetivo exploratório visando descobrir ideias e discernimentos. Adota o estudo de caso como procedimento, e aponta a coleta de dados por meio de entrevistas com os professores das disciplinas de conservação dos cursos de Biblioteconomia EAD, o que possibilita compreender os processos de ensino, uso de tecnologias e demais materiais de aprendizagem no ensino dessa disciplina.

 

Membros da Banca

LIZANDRA BRASIL ESTABEL (ORIENTADORA)
EVANDRO MANARA MILETTO
ANGELA FLACH (IFRS - Campus Porto Alegre)
MARIA LUCIA DIAS (UFRGS)

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