Ir direto para menu de acessibilidade.
You are here: Home > Livros > Pensamento Computacional na Educação Infantil: guia para auxiliar professores no planejamento e realização de atividades com Pensamento Computacional
Início do conteúdo da página

Pensamento Computacional na Educação Infantil: guia para auxiliar professores no planejamento e realização de atividades com Pensamento Computacional

Hits: 34

Links relacionados:

imagem sem descrição.

APRESENTAÇÃO


No contexto atual, em que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, é fundamental preparar as crianças para compreenderem e utilizarem a tecnologia de forma responsável, criativa e crítica. A Educação Infantil é um momento propício para introduzir o Pensamento Computacional, uma vez que as crianças estão em uma fase de rápido desenvolvimento cognitivo e socioemocional, prontas para aprenderem novas habilidades e estratégias de resolução de problemas.

O Pensamento Computacional é uma habilidade fundamental na era digital em que vivemos hoje por ser uma abordagem focada na resolução de problemas e no pensamento de forma estruturada, que pode ser aplicada em diversas áreas da vida cotidiana, incluindo a Educação Infantil. Os pilares do Pensamento Computacional — decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos — são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nas crianças desde cedo.

Ao contrário do que se possa imaginar, não é necessário o uso de computadores para introduzir as crianças no Pensamento Computacional, acreditamos que abordagens sem o uso de tecnologia são importantes para iniciar os alunos da Educação Infantil. Assim, buscamos elencar diferentes estratégias para o desenvolvimento do Pensamento Computacional sem o uso de recursos tecnológicos e, também, com o uso desses recursos, tendo como objetivo o desenvolvimento pleno dos estudantes — visto que não há como negar que a tecnologia já está presente na realidade das crianças. Assim, acreditamos que dessa forma o Pensamento Computacional possa ser aplicado de modo inclusivo e acessível a todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou experiências prévias com a tecnologia.

Além disso, o Pensamento Computacional na Educação Infantil não se limita apenas à resolução de problemas técnicos, mas também envolve habilidades socioemocionais, como a criatividade, a colaboração, a comunicação e a tomada de decisões. Essas habilidades são fundamentais para o sucesso das crianças em suas futuras carreiras e como cidadãs digitais responsáveis em uma sociedade cada vez mais conectada.

Este livro é destinado aos educadores que desejam promover um ambiente de aprendizado rico em oportunidades que desenvolvam o Pensamento Computacional, permitindo que as crianças se tornem exploradoras curiosas e capazes de solucionar problemas de forma criativa. Além de exemplos de atividades, dicas e recursos práticos, são apresentadas estratégias para que o educador possa criar suas próprias atividades, capacitando intervenções alternativas mais apropriadas para as suas realidades educacionais e criando experiências de aprendizagem significativas para seus alunos.

A importância deste livro se dá na possibilidade de capacitar e instrumentalizar docentes que atuam na educação infantil, em especial na rede pública, para que possam planejar e realizar atividades que visam o desenvolvimento do Pensamento Computacional na própria Educação Infantil, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos conceitos de Educação 4.0. A qualificação dos docentes permitirá a formação de cidadãos aptos a enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, indo ao encontro com a missão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), conforme descrito em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Além disso, visamos a promoção do Ensino de Qualidade, com vistas a preparar os alunos para as mudanças em curso em nossa sociedade, proporcionando maiores oportunidades na inserção no mundo do trabalho e na redução de desigualdades, conforme previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Finalmente, este livro alinha-se às finalidades do IFRS, mais especificamente: “vi - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino” e em “viii - qualificar-se como centro de pesquisa em metodologias de ensino e currículo para educação básica e profissional”, conforme consta no PDI do IFRS.

Visando trabalhar todas estas temáticas, este livro propõeexplorar como a resolução de problemas, a criatividade, o trabalho em equipe e a tomada de decisões podem ser estimulados nas crianças desde cedo, preparando-as para se tornarem cidadãs digitais competentes e preparadas para o futuro. No Capítulo 1, você conhecerá os conceitos e definições do Pensamento Computacional. Na sequência, no Capítulo 2, são apresentados os fundamentos pedagógicos vinculados à Educação Infantil e ao Pensamento Computacional e suas intersecções. Já no Capítulo 3, é descrito como o Pensamento Computacional é abordado na BNCC, fundamentando a importância da inclusão destes conceitos na Educação Básica, em especial na Educação Infantil. No Capítulo 4 são descritas algumas ferramentas para realizar o Pensamento Computacional plugado, e alguns sites e modelos de atividades para promover o Pensamento Computacional desplugado. O Capítulo 5 concentra-se em apresentar uma proposta de intervenção pedagógica utilizando as abordagens plugadas e desplugadas com o uso de histórias, enquanto o Capítulo 6 descreve uma intervenção com o uso de histórias da literatura infantil e aspectos lúdicos, visando favorecer a aprendizagem das crianças. No Capítulo 7 é apresentado um modelo que pretende auxiliar o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, a usar os pilares do Pensamento Computacional de forma intencional apoiada nas diretrizes da BNCC para o planejamento e elaboração de intervenções visando o desenvolvimento do Pensamento Computacional, com exemplo prático. E, finalmente, no Capítulo 8 apresentamos algumas considerações e perspectivas sobre o Pensamento Computacional.

Os autores agradecem ao IFRS pelo apoio à publicação desta obra.
Agradecemos também à Luciano da Silva Rodrigues pela criação da belíssima imagem que compõe a imagem de capa.
O presente trabalho foi realizado com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Graziele da Silva Rodrigues
Fabio Yoshimitsu Okuyama
Silvia de Castro Bertagnoll

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página