Design de Interfaces para criação de artefatos digitais educacionais: teoria e prática
Links relacionados:

Apresentação
Este livro explora, em três capítulos, conceitos essenciais para o design de interfaces voltadas à criação de artefatos digitais educacionais (ADEs). A motivação para esta obra nasceu dos resultados de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Essas pesquisas ressaltam a importância de interfaces bem projetadas no engajamento e aprendizado dos alunos, ao mesmo tempo em que apontam a carência de ADEs gratuitos que ofereçam interfaces intuitivas e envolventes. Além disso, esses estudos mostraram como práticas de design participativo e co-design podem fortalecer a inclusão dos alunos no processo de desenvolvimento, promovendo uma motivação mais sólida para o aprendizado. Neste livro, discutimos como essas abordagens podem ser aplicadas ao design de interfaces educacionais. Nosso objetivo é mostrar, com exemplos práticos, como essas abordagens podem se tornar ferramentas valiosas para criar experiências de aprendizado mais ricas e eficazes. Desejamos uma ótima leitura!
Márcia Häfele Islabão Franco
Janaina Auler
Daphne de Almeida Blaskoski
Redes Sociais