Você está aqui: Página inicial > Notícias > Scratch day 2023 - Venha participar

Scratch day 2023 - Venha participar

O Scratch é uma ferramenta online que foi desenvolvida pelo Grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab e pela Scratch Foundation. Você pode acessar o Scratch de forma online – https://scratch.mit.edu/ – ou de modo offline, fazendo seu download para o computador ou tablet. No Brasil, várias escolas de Educação Básica têm utilizado essa ferramenta para criar animações, jogos e histórias interativas, usando a programação em blocos.

O Scratch Day, que é um evento mundial incentivado pelo MIT Media Lab e pela Scratch Foundation, cujo objetivo é disseminar o uso do Scratch e seu impacto no desenvolvimento da fluência computacional e da computação criativa por pessoas de diversas idades. Em 2023, o tema da campanha no Dia do Scratch é o poema “As cem linguagens da criança”, de Loris Malaguzzi, criador da abordagem educacional italiana das escolas Reggio Emilia.

O IFRS Campus Porto Alegre, através do Mestrado Profissional em Informática na Educação, realiza atividades que envolvem aprendizagem criativa com Scratch. Nesse sentido, gostaríamos de convidar a comunidade para participar do evento que será realizado no dia 25/05 das 10h às 12h e das 14h às 16h, no átrio do IFRS Campus POA.

Vamos realizar atividades destinadas a docentes e discentes, com e sem o uso de recursos computacionais, de modo a apresentar possibilidades de uso do Scratch no contexto educacional.

Todos são bem-vindos no evento, professores, estudantes, entidades vinculadas aos núcleos, associações, ONGs, familiares, etc.

Abaixo segue o link para a inscrição ou use o QR Code para fazer sua inscrição!