Edital Ingresso Regular - Agosto/2023: Divulgada a lista de docentes e vagas
Links relacionados:
O edital de processo seletivo para ingresso no curso gratuito de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Informática na Educação, do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi publicado no dia 30 de janeiro de 2023.
São ofertadas 20 vagas, com início no segundo semestre de 2023. O período para solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição vai de 04 a 10 de abril de 2023. As inscrições devem ser realizadas de 20 abril a 03 de maio de 2023, conforme orientações descritas no Edital nº 03/2023. A inscrição no processo de seleção inclui o pagamento de uma taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
Colocaremos informações muito importantes nesta página, mas o edital, a lista de inscritos e os resultados serão disponibilizados na página principal do Campus Porto Alegre.
Links importantes
- Link para entrega de documentos para solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição (será aberto em 04/Abril)
- Link para gerar a GRU do Processo Seletivo
- Link para inscrição (será aberto em 20/Abril)
- Link para submissão de documentos da inscrição (será aberto em 20/Abril)
- Horários e locais para defesas orais dos candidatos (a ser divulgado 08/Jun).
(O endereço do Campus Porto Alegre do IFRS para realização das provas é Rua Cel. Vicente, 281 - Centro - Porto Alegre)
Sobre o Curso
O Mestrado Profissional em Informática na Educação tem por objetivo geral qualificar profissionais para atuarem no campo interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, a partir da imersão na pesquisa.
O Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre teve a sua primeira avaliação quadrienal completa. Esta foi a primeira oportunidade para avançar em seu conceito. E obteve sucesso. Apresenta, agora, o conceito 4. A avaliação quadrienal da CAPES, é o principal controle da qualidade dos cursos de mestrado e doutorado ofertados no Brasil. Através dela são avaliadas múltiplas dimensões de todos os cursos de mestrado e doutorados no Brasil. No caso do MPIE a nota 4, é a nota máxima que poderia ser alcançado neste momento, por ser um curso relativamente novo, iniciado em 2015.
Aulas e Componentes Curriculares
As aulas ocorrem no turno tarde, de terça a quinta, de maneira predominantemente presencial.
As lista de disciplinas obrigatórias e optativas podem ser consultada no projeto pedagógico do curso. (clique aqui)
Orientadores e vagas
Serão disponibilizadas através do edital 03/2023, 20 vagas.
DOCENTE | Vagas |
ANDRE PERES | 1 |
CARINE BUEIRA LOUREIRO | 2 |
EVANDRO MANARA MILETTO | 1 |
FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA | 1 |
JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS | 2 |
LIZANDRA BRASIL ESTABEL | 1 |
MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT | 3 |
MÁRCIA AMARAL CORREA UGHINI VILLARROEL | 2 |
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO | 2 |
MARIANO NICOLAO | 1 |
RODRIGO PRESTES MACHADO | 1 |
SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI | 3 |
Informações sobre as áreas de interesses dos docentes podem ser encontradas neste link.
Quero me inscrever, o que devo fazer?
- Leia o edital, que contém:
- documentos necessários;
- procedimentos e datas;
- Bibliografia sugerida.
- Navegue em nosso site e pesquise:
- Linhas de pesquisa;
- Pesquisas realizadas;
- Publicações;
- Confira as pesquisas realizadas no MPIE:
Há dois editais, posso participar de ambos?
Sim. O edital 01/2023 é para ingresso de aluno especial em março/2023. O edital 03/2023 é para aluno regular, com ingresso em Agosto/2023. É possível participar de ambos. Participar como aluno especial é uma oportunidade para conhecer melhor o programa, antes de ingressar efetivamente.
Aluno Especial, o que é?
O aluno especial é o aluno que cursa apenas algumas disciplinas juntamente com os mestrandos regulares, mas sem vínculo e sem a obrigação de fazer a dissertação. As disciplinas cursadas como aluno especial, podem ser aproveitadas posteriormente, em caso de ingresso regular.
Para aluno especial, a seleção é realizada através de processo seletivo simplificado, conforme consta no edital 01/2023.
Redes Sociais