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Banca de qualificação - FERNANDA BORTOLUZZI

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14/04/2023 - 14h30 - via webconferência - Campus Porto Alegre / IFRS - Aprendizagem através do desenvolvimento de jogos

Após o ano letivo de 2020 realizado em sua maior parte on-line em função da pandemia causada pelo coronavírus juntamente com os inúmeros desafios e mudanças na educação que estamos enfrentando, como a implantação do Novo Ensino Médio, esta atividade foi pensada como estratégia para aumentar o engajamento dos alunos nas aulas. Neste contexto, somado à dificuldade de encontrar recursos digitais que abordam as disciplinas do componente Ciências da Natureza, que contemplem as necessidades dos estudantes para introduzir essas disciplinas em seus estudos, de maneira a aumentar seu engajamento e aprendizado, é proposto pesquisar um método para elaboração do planejamento das aulas usando aprendizagem através do desenvolvimento de jogos digitais, verificando desta forma, se esses recursos irão contribuir para uma aprendizagem significativa do estudante. Este estudo será embasado em uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte neste assunto, realizando levantamento de requisitos dos docentes para a organização e planejamento do uso de jogos digitais em suas aulas e, por fim, elaborar uma proposta de metodologia para o planejamento e o acompanhamento de uso de jogos digitais no ensino das disciplinas dos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática. Este trabalho se apoia na pesquisa qualitativa, tendo como estratégia metodológica escolhida para realização deste a pesquisa-ação prática, buscando diagnosticar o problema em seu contexto específico, sendo realizada de forma coletiva para o melhoramento na prática em sala de aula. A partir da participação dos estudantes através da criação de jogos utilizando TDICs, com o propósito de incentivá-los a aprender Física de forma mais divertida, implementando propostas de intervenção pautadas em evidências, conhecimentos científicos e princípios éticos e socioambientalmente responsáveis. Espera-se que estes estudantes sejam incentivados a se aprofundarem mais nos assuntos trabalhados em aula ampliando suas reflexões, explorando situações-problemas e interpretando fenômenos do seu cotidiano.

 

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