Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de qualificação - FERNANDA COSTA ARUSIEVICZ

Banca de qualificação - FERNANDA COSTA ARUSIEVICZ

21/09/2022 - 14h - Auditório 9º andar / Torre Norte - O pensar na gestão de implementação de espaços makers: algumas possibilidades para otimização das ações educativas

Este projeto de pesquisa pretende investigar estratégias à gestão escolar a fim de ampliar as capacidades de utilização dos espaços makers implementados nas escolas, de modo que  a potencialidade desses ambientes seja direcionada ao processo de aprendizagem. Pretende-se, assim, efetivar a gestão de uso destes espaços de modo que escolas, educadores e alunos possam aproveitar todo o seu potencial educativo, tornando-se um espaço vivo, útil e significativo para as ações educativas. Com este propósito em mente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica trazendo à luz autores como: Jean Piaget, John Dewey, José Armando Valente, José Moran, Lilian Bacich, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, Paulo Freire, Neil Gershenfeld, Seymour Papert, Sylvia Libow Martinez, Gary Stager. Além disso, foi conduzida uma revisão narrativa da literatura com o propósito de identificar dissertações e teses alinhadas com a presente pesquisa. Com isso, procura-se elucidar no transcorrer desta dissertação, as principais teorias que embasam o movimento maker e as diferentes concepções que existem de acordo com a perspectiva dos autores que sustentam a forma de atuação de cada espaço maker, ou seja, de acordo com a abordagem que cada espaço maker terá no ambiente educacional. Ainda como método, pretende-se realizar uma  pesquisa de campo, que terá o propósito de propor sugestões que facilitem a gestão ou implementação desses espaços na escola, enriquecendo e otimizando ao máximo seu uso pela comunidade escolar de acordo com cada contexto.