Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de qualificação - Cláudio Júnior Lima da Rocha

Banca de qualificação - Cláudio Júnior Lima da Rocha

21/06/2022 - 10h - Auditório 923 / Torre Sul - Políticas Públicas Educacionais e a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)

A presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa, Práxis Educativa na Sociedade Digital, do Mestrado Profissional de Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. A pesquisa  intitulada: Políticas Públicas Educacionais e a Inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), busca identificar quais os limites e possibilidades das políticas públicas de educação das redes municipais da região sul do Brasil (PR, SC e RS) no que se refere a inserção das tecnologias digitais e conectividade na educação. Tem por objetivo analisar os planos municipais de educação das redes públicas de ensino da região sul do Brasil (PR, SC e RS), no que diz respeito a integração das TDICs tecnologia e da conectividade a educação. A Pesquisa de análise documental e bibliográfica, a partir das Constituições Federais, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Planos Municipais de Educação e das políticas:  EDUCOM, Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE) Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), Programa Banda Larga na Escola (PBLE) e Programa e Política de Inovação Educação Conectada. A pesquisa é respaldada teoricamente por Almeida (1993), Cury (2013). Dourado (2017 e 2018), Moraes (1997), Ribeiro (1992) Saviani(2008, 2016, 2018, 2019, 2021) e Vieira (2007). A revisão sistemática de literatura (RSL), instrumento utilizado para investigar as pesquisas já realizadas na área, possibilitando identificar lacunas, resultaram em oito estudos, sendo duas teses e seis dissertações, demonstrando a necessidade da realização de estudos de análise das políticas educacionais de inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar. A partir dos dados buscou-se identificar metas e estratégias presentes no Plano Nacional de Educação voltados a integração das TDICs a educação e identificar nos Planos Municipais de Educação, metas e estratégias existentes da integração da TDICs a educação nos municípios da região Sul (PR, SC, RS). O produto educacional resultado da pesquisa, propõe-se o desenvolvimento de percurso formativo para gestores de redes de ensino, no que diz respeito a política educacional e a integração da tecnologia e da conectividade a educação.