Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Datas de qualificações > Banca de qualificação - ANA JOCELI DA SILVA DE MATOS

Banca de qualificação - ANA JOCELI DA SILVA DE MATOS

Acessos: 718

1/12/2022 - 15h30min - Auditório 913 TN / Campus Porto Alegre / IFRS - GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Percepções sobre a realidade de escolas públicas de Porto Alegre

O presente projeto de pesquisa, intitulado: “Gestão Educacional e Tecnologias Digitais: Percepções sobre a realidade do Ensino Público em Porto Alegre/RS” tem como objetivo geral : Conhecer as ações desenvolvidas por gestores escolares para a implementação de um projeto de transformação digital com o uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em escolas da rede pública de ensino. A pesquisa bibliográfica está baseada na revisão sistemática de literatura e nos aportes teóricos do Mestrado Profissional em Informática na Educação- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Porto Alegre). A abordagem da pesquisa é qualitativa, a investigação é de caráter exploratório, destaca-se a importância da revisão sistemática de literatura e estudo de caso, como estratégia metodológica.  A coleta de dados da pesquisa será realizada no Curso de Extensão “Cultura digital: intervenções na realidade da gestão de processos educacionais” que será realizada IFRS/Campus Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa serão os gestores inscritos no curso, os quais  fazem parte da Rede Pública de Ensino, Estadual ou Municipal. Os dados obtidos na coleta de dados, serão confrontados sob a perspectiva de quatro eixos: Aprendizagem Colaborativa,   Perfil dos Gestores Educacionais Inscritos no Curso de Extensão,  Necessidades/demandas dos gestores escolares que são categorias analíticas escolhidas previamente a partir de estudos bibliográficos que contribuirão significativamente para a realização da  análise textual discursiva. Conclui-se que a partir desses procedimentos, será possível conhecer o perfil dos gestores escolares, as ações da sua prática para a implementação das TDICs no contexto educacional da Rede Pública de Ensino. É fundamental destacar que a pesquisa fornecerá subsídios para a criação do produto educacional que tem como finalidade a formação continuada de gestores e docentes.

registrado em: ,