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Banca de defesa - FERNANDA BORTOLUZZI

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14/12/2023 - 15h00 - Auditório Rui Manoel Cruze, Campus Porto Alegre / IFRS - Engajamento dos estudantes nas aulas da área de Ciências da Natureza através do desenvolvimento de jogos digitais no Ensino Médio

Este trabalho teve início pouco após o ano letivo de 2020, que foi realizado em sua maior parte de maneira remota em função da pandemia causada pelo coronavírus, juntamente com os inúmeros desafios e mudanças enfrentados na educação, tal como a implantação do novo ensino médio. Além disso, existe também a dificuldade em encontrar recursos digitais que abordem o assunto de Ciências da Natureza no ensino médio, que atendam aos requisitos desta etapa, para introduzir a disciplina em seus estudos. Neste contexto, é proposto o planejamento de intervenções através do desenvolvimento de jogos digitais como estratégia para aumentar o engajamento dos estudantes nas aulas, com base no conceito de aprendizagem significativa. Este estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte no assunto, realizando um levantamento dos requisitos dos docentes para a organização e planejamento do uso de jogos digitais em suas aulas. A partir disso, foi proposta uma metodologia para o planejamento e acompanhamento do uso de jogos digitais no ensino das disciplinas docs componentes curriculares de ciências da natureza e matemática. Este trabalho se utilizou de pesquisa qualitativa, tendo como estratégica metodológica escolhida para realização deste para a pesquisa-ação prática, visando diagnosticar o problema em seu contexto específico para melhorar o engajamento em sala de aula. Finalmente, os estudantes foram encorajados a aprender física de forma divertida, através do desenvolvimento de jogos digitais usando TDICs baseadas em evidências, conhecimento científico, princípios éticos e socioambientalmente responsáveis. Foram encontradas evidências que estes estudantes aumentaram o engajamento no estudo dos assuntos propostos, ampliando usa reflexões, explorando situações problemas e interpretando fenômenos do seu cotidiano.

MEMBROS DA BANCA:

FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA (ORIENTADOR)
MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS (UNINI - Mexico)

 

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