Você está aqui: Página inicial > Datas de defesas > Banca de defesa - CLARISSA SANTANA

Banca de defesa - CLARISSA SANTANA

20/12/2022 - 14h - webconferencia - Curso AURORA: um desafio ao letramento digital para estudantes do ensino técnico subsequente

Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, não basta saber ler e escrever, também há necessidade de desenvolver habilidades tecnológicas, sociais, compreender e questionar o que é apresentado neste universo virtual. Diante deste fato é urgente a necessidade de promover estas competências aos estudantes do ensino técnico subsequente frente às demandas das atividades laborativas quanto ao letramento digital. Ao encontro de concretizar essa intenção, vem a proposta do presente projeto que é  “curso AURORA: um desafio ao letramento digital para estudantes do ensino técnico subsequente”. Logo, entenda-se aqui o letramento digital como a capacidade de saber utilizar TDIC´s, habilidades sociais e o pensamento crítico para viver neste mundo digital. No sentido de delimitar o assunto em estudo, apresenta-se os conceitos como: alfabetização, fluência e competência digital, usados como sinônimos, mas que de fato não são, o que será apresentado no decorrer do projeto. Na mesma direção, quando realizou-se o estudo de diagnóstico prévio, ao comparar com tais conceitos, constatou-se que os estudantes do ensino técnico subsequente são alfabetizados, porém não letrados digitalmente.  Frente a isto, vem o problema de pesquisa: o curso "Aurora" promove mudanças qualitativas na aprendizagem das TDIC´s de estudantes de cursos técnicos subsequentes de modo que evoluam da condição de alfabetizados para letrados digitalmente? A partir deste problema de pesquisa, adota-se como objetivo geral: analisar os impactos da implementação do curso “AURORA” sobre a aprendizagem das TDIC´s por parte dos discentes do ensino técnico subsequente em relação à mudança da condição de alfabetizados para letrados digitalmente. Ainda, a aplicação da pesquisa se dá pela oferta de um curso para estudantes do ensino técnico subsequente em uma escola privada no município de Gravataí. Sendo assim, a metodologia aplicada será uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e com relação aos procedimentos pode ser caracterizada como pesquisa-ação. Isto posto, na construção do curso “Aurora” foram pesquisados os fundamentos teóricos que dão sustentação ao mesmo: o letramento digital, as redes sociais como ferramentas potencializadoras da aprendizagem, o eduentretenimento com os fundamentos da autorregulação da aprendizagem nos processos de letramento digital. Além disso, o curso será organizado utilizando como base as teorias de aprendizagem de Piaget. Portanto, durante o desenvolvimento do curso serão coletadas informações sobre as atividades propostas em cada unidade, a autoavaliação do estudante e também o trabalho final de curso para evidenciar potenciais avanços qualitativos tecnológicos ocorridos no letramento digital destes discentes.  Consequentemente, será analisado se o problema e os objetivos foram atingidos. Enfim, ao término de toda a pesquisa serão apurados os resultados finais, as sugestões de melhorias ao produto e possíveis novas aplicações.