Ir direto para menu de acessibilidade.
You are here: Home > Notícias > Projeto em Parceria com Scratch Foundation
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto em Parceria com Scratch Foundation

  • Hits: 1580

A Scratch Foundation, uma organização global sem fins lucrativos dedicada a fornecer aos jovens ferramentas digitais e oportunidades para imaginar, criar, compartilhar e aprender sobre o mundo da tecnologia e da codificação, oferece a possibilidade de instituições participarem da Scratch Education Collaborative (SEC).  A SEC é uma rede internacional de parceiros educacionais comprometidos em trazer aprendizado criativo e oportunidades de computação criativa para populações em situação de vulnerabilidade social. O foco dessa rede é compartilhar conhecimento e recursos para criar comunidades que possam aprender e aproveitar as descobertas de outros membros da SEC em todo o mundo.

No Brasil, o IFRS campus Porto Alegre participa dessa rede através de um projeto que está em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE). O projeto tem como objetivo investigar como a aprendizagem criativa e o Scratch podem ser usados em estratégias visando incentivar a equidade social, de modo articulado aos núcleos do campus: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade: NEPGS, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Afro-Brasileiros e Indígenas: NEABI, Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educativas Específicas: NAPNE, Núcleo de Arte e Cultura: NACs e o Núcleo de Memória: NuMem.

Devido ao evento do Scratch Day, que ocorreu em 25 de maio de 2023, uma comitiva da Scratch Foundation visitou o IFRS campus Porto Alegre e o POALAb, para discutir e aprofundar alguns aspectos do projeto. 

A comitiva da Scratch Foundation contou com a presença de Elaine Atherton, Mariana Souto, Kimberly Thomas-Cain, Chris Garrity e La Shauna E. Nichols.  É importante destacar a presença de dois integrantes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC): João Adriano de Freitas e Gabriela Goulart que estavam acompanhando a comitiva e realizando discussões sobre o Scratch no POALAb. A comitiva foi recebida pelo  Diretor Geral do IFRS Campus Porto Alegre e por docentes vinculados ao projeto. O Diretor Fabrício Sobrosa Affeldt apresentou a estrutura dos núcleos do campus e várias discussões sobre o projeto foram conduzidas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página