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Banca de defesa - JOÃO JOAQUIM DE FREITAS NETO

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10/05/2023 - 14h00 - Via webconferencia -  FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ESTRATÉGIA BASEADA NO MODELO TPACK

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com estratégias pedagógicas pode ser aplicado a diversas áreas do conhecimento. Existem diferentes TDIC que podem ser usadas na área da educação, tais como ferramentas interativas, jogos digitais, objetos de aprendizagem, robótica educacional, entre outras. Porém, um dos principais problemas enfrentados é a pouca experiência que os docentes possuem no uso e desenvolvimento dessas tecnologias. Assim, a presente pesquisa teve como foco investigar como um curso de formação continuada em Robótica Educacional (RE) para professores, tendo como apoio pedagógico ferramentas da modalidade EaD, pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) a fim de favorecer o surgimento do pensamento científico, crítico e criativo. Para tanto, foi utilizada como tecnologia fundamental a RE, pois acredita-se que com ela seja possível desenvolver de forma integrada diversos conhecimentos. O público-alvo desta pesquisa foram os professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos esta investigação caracteriza-se por ser de natureza aplicada e quanto aos objetivos ela é exploratória, tendo sua abordagem de forma qualitativa. A pesquisa foi conduzida através de um estudo de caso, utilizando-se como instrumento para coleta de dados dois questionários que foram aplicados, um no início e outro ao término do curso. Os recursos utilizados foram materiais reciclados e de escritório, um kit que utiliza Arduino Mega, e plataformas e softwares de código aberto. Pode-se observar, nesta investigação, que a RE atende a vários elementos presentes no construcionismo, bem como auxilia no desenvolvimento do pensamento computacional, influenciando de forma direta na aquisição do pensamento científico, crítico e criativo. Entretanto, algumas limitações foram observadas sobre a adoção do modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) através da utilização de formação continuada orientada a interdisciplinaridade. Também foram observadas limitações acerca da permanência no curso e da efetiva participação dos professores nas atividades apresentadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - UNINI
Interno  - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Interna - MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
Presidente - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI

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